Após viradas históricas, ingleses decidem a Liga dos Campeões

Principal competição de clubes do planeta, a Liga dos Campeões da Europa, mundialmente conhecida como Champions League, conhecerá seu campeão neste sábado. Em Madri, no luxuoso estádio Wanda Metropolitano, os ingleses Liverpool e Tottenham duelam pelo troféu mais cobiçado da Europa, a famosa “orelhuda”. A bola rola às 16h (horário de Brasília) para a grande decisão.

De um lado, a tradição de um pentacampeão. Do outro, um debutante na decisão. Reds e Spurs chegam à decisão com trajetórias semelhantes. Ambos enfrentaram adversários de peso na fase de grupos e conseguiram a classificação nos minutos finais dos seus jogos. O Tottenham ficou com a segunda posição no grupo B, que tinha Barcelona e Inter de Milão. A vaga só foi garantida aos 40 minutos do segundo tempo do duelo contra o Barça, quando o brasileiro Lucas Moura empatou a partida.

Um brasileiro – bem conhecido dos gaúchos – também foi decisivo para confirmar a classificação do Liverpool para os mata-matas. O ex-colorado Alisson salvou a equipe nos acréscimos da partida contra o Napoli. Um gol dos italianos naquela altura significaria eliminação para os Reds.
Nas oitavas de final, os finalistas eliminaram clubes alemães. O Tottenham não teve dificuldades para superar o Borussia Dortmund, enquanto o Liverpool derrubou o Bayern de Munique na Alemanha. Nas quartas, o time londrino encarou o Manchester City e conseguiu a classificação em um jogo épico na casa do adversário. Já os Reds não tomaram conhecimento do Porto.

Os grandes momentos dos dois finalistas foram nas semifinais, especialmente nos confrontos de volta. O Tottenham foi derrotado em casa por 1 a 0 para o Ajax, saiu atrás na Holanda e foi para a segunda etapa com uma desvantagem de 3 a 0. Foi aí que brilhou a estrela do brasileiro Lucas, que fez três gols (o último no minuto final) e garantiu os Spurs na decisão pela primeira vez.

Em busca do sexto título da Champions, o Liverpool enfrentou o Barcelona nas semifinais. Na ida, 3 a 0 para os espanhóis no Camp Nou. Para avançar, os ingleses precisavam vencer por quatro gols de diferença na volta. E conseguiram. A histórica goleada por 4 a 0 garantiu a equipe dos brasileiros Alisson, Fabinho e Roberto Firmino na grande final pelo segundo ano seguido.

Além da trajetória dos dois times na competição, os treinadores finalistas também possuem semelhanças. O argentino Maurício Pochettino assumiu o cargo no Tottenham há cinco anos, enquanto o alemão Jürgen Klopp chegou ao Liverpool em 2015. Por incrível que pareça, os dois técnicos ainda não conquistaram títulos pelas duas equipes. Um deles encerra seu jejum neste sábado.

O duelo decisivo terá transmissão do canal TNT e do Facebook.

Últimas Notícias

Destaques