Alunos da Escola Apae aprendem karate e dão belas lições de vida

Além do Esporte. Muitos desses alunos estarão no 5° Encontro de Karate

“Me deixa bem fazer exercícios. As aulas são ótimas e fazem bem para a saúde”. Essas palavras são de Tales Veiga, aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que pratica karate. Assim como ele, cerca de 80 alunos da entidade fazem parte do projeto Karate Além do Esporte, da Associação Kuroyama. Neste domingo, a instituição esportiva realiza seu quinto Encontro de Karate, no quiosque da Unimed, a partir das 10h.

professor, Marcos Cruz dos Reis, karate, Apae, associação
Professor Marcos (à esquerda) recarrega suas energias na Apae

Com sol ou com chuva, Tales deve estar presente no evento, que contará com apresentação de karate, jogos e brincadeiras durante o dia. Na Apae, todos estão empolgados com a confraternização. A professora da entidade, Jacilene Dornelles, ressalta a tranquilidade que o esporte passa para os alunos. “As aulas de karate deixam o pessoal mais calmo. Muitos superam suas dificuldades, ficam mais amigos e brigam menos no dia a dia”, diz.

Para o professor da Associação Kuroyama, Marcos Cruz dos Reis, os quase cinco anos em que ministra aulas da modalidade na Apae mudaram sua vida. “É uma satisfação poder dar aula para eles. Recarrego minhas energias e me sinto um ser humano de verdade quando estou com o pessoal na entidade. É um aprendizado fundamental para minha vida, cada um deles é um universo. Eles são verdadeiros”, enfatiza o grande mentor do projeto, que tem nove turmas na Apae.

O sonho da grande maioria dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é participar de um campeonato de karate. Sonho esse que pode virar realidade em breve. “A ideia é que eles participem de torneios em pouco tempo”, afirma a professora Jacilene.

Últimas Notícias

Destaques