Com a liberação das aulas presenciais nas instituições ensino, diversas universidades do Estado já se preparam para receber seus alunos novamente no primeiro semestre de 2022. Entretanto, algumas ainda seguem com o modelo híbrido, devido ao aumento de casos do novo coronavírus em todo o Brasil. Mas para os alunos do ensino superior de Montenegro, como fica?
Com cursos de graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro (todos Licenciatura), a Uergs irá retornar no dia 7 de março. Segundo a instituição, as aulas do primeiro semestre letivo serão no formato de Ensino Híbrido Emergencial (atividades realizadas no modo presencial e não presencial), adotado em caráter excepcional e temporário, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Já na Unisc, campus Montenegro, as aulas retornam no dia 2 de março, no modo presencial. Na unidade são oferecidos os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Psicologia e Técnico de Enfermagem. Ainda há oportunidade para ingressar na universidade através do vestibular que ocorre nos dias 19 de fevereiro, e 3 e 10 de março. Para mais informações basta acessar o site da universidade ou entrar em contato pelos números (51) 3649-4124 ou 3649-4139.
Na Unisinos, em São Leopoldo, as aulas iniciam no 21 de fevereiro e o vestibular online pode ser feito até o dia 19 através do site unisinos.br/graduação. Em 2022, a faculdade oferecerá disciplinas presenciais, remotas e híbridas. Para Tiago Lopes, gerente Acadêmico de Graduação, a Universidade conseguiu superar o principal desafio ao longo da pandemia, que foi manter seu padrão de entrega aos estudantes, mas passado o período emergencial, o foco é restabelecer os vínculos afetivos com os campi universitários. “A experiência de campus é muito rica, não somente em termos de aprendizado, mas sobretudo no que se refere ao desenvolvimento de laços e habilidades socioemocionais, que constitui um dos pilares fundamentais da proposta de formação integral da Unisinos”, enfatiza.
Na Ulbra, o retorno será no dia 3 de março, no modo presencial. Já na Univates, em Lajeado, as aulas iniciam-se no dia 14 de fevereiro também no formato presencial. Na Feevale, de Novo Hamburgo, o primeiro semestre letivo de 2022 iniciará no dia 21 de fevereiro, de forma totalmente presencial. Desde março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, todas as atividades acadêmicas e administrativas da Feevale passaram a ser realizadas na modalidade on-line.
Com campus em São Sebastião do Caí, a UCS retorna as suas atividades no dia 3 de março no formato presencial, com a possibilidade de aulas on-line para algumas disciplinas. Lembrando que na unidade são oferecidos os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A instituição segue com inscrições abertas para o vestibular, basta acessar o site https://www.ucs.br/site/vestibular/.
Na PUC, o retorno ocorre no dia 2 de março, com ensino presencial, potencializado pelas ferramentas e ambientes digitais, que seguirão presentes no dia a dia dos alunos e professores. Já na Ufrgs, a volta das atividades presenciais foi adiada de 17 de janeiro para 7 de fevereiro por decisão da reitoria diante da alta nos casos de Covid-19. O semestre letivo, no entanto, segue no dia 17 de janeiro, com aulas remotas. Segundo a Ufrgs, o retorno à sala de aula será escalonado, devido à limitação de ocupação nos espaços da universidade.