Projeto Mulheres que Brilham: Clau: “a política está no nosso dia a dia”

PREOCUPAÇÃO com a causa animal e desafios do novo caminho

A vereadora Claudete Eberhardt, a mais votada nas eleições municipais de 2024 em Montenegro, foi reconhecida na categoria Política do projeto Mulheres que Brilham 2025, promovido pelo Jornal Ibiá. Em entrevista à jornalista Maria Luiza Szulczewski, Claudete relatou sua trajetória desde a infância até sua atuação na política local.

Nascida no hospital de Paverama, Claudete cresceu no interior de Brochier. Desde cedo, ajudou a família no trabalho no campo. “Ajudava tanto no forno de carvão, abrindo o saco para que minha mãe colocasse o carvão para vender, como descascando lenha de acácia”, conta. Aos 16 anos, começou a trabalhar em uma fábrica de calçados em Maratá e, posteriormente, mudou-se para Montenegro em busca de oportunidades.

Na cidade, ingressou no setor de alimentação, trabalhando em pizzarias e restaurantes. “Eu gostava, tive facilidade de aprender e isso abriu muitas portas”, afirma. A curiosidade a levou a fazer cursos na área, o que consolidou sua experiência profissional.


O interesse pela política surgiu através de sua atuação voluntária na causa animal. “Ficou muito mais evidente depois de estar mais ciente das questões sociais. A política está no nosso dia a dia, no convívio, no trabalho”, destaca.

Claudete também percebe diferenças na cobrança em relação às mulheres na política. “A impressão é que, como mulher, tenho que ser muito mais competente para mostrar que sou capaz de estar aqui”, reflete.

Ela expressa grande felicidade e gratidão por ser indicada ao Mulheres que Brilham. Conforme a vereadora, o reconhecimento mostra que seu trabalho está sendo notado, mesmo por pessoas com quem não tem contato direto. A indicação, tão recente após sua eleição, reforça sua motivação e sentimento de responsabilidade na política.

Últimas Notícias

Destaques