Natal: época de esperança, fé e solidariedade

Nascimento de Jesus cristo é motivo de celebração para os cristãos

Pelas ruas das cidades, as casas enfeitadas com pinheirinhos, presépios, luzes e guirlandas ressaltam, dia após dia, o encanto e a magia do Natal. É chegado o momento de celebrar uma data muito especial, em que são ressignificados diversos valores vividos durante os 12 meses, principalmente em 2021, ano tão pesado para muitas pessoas. A troca de presentes representa uma demonstração de afeto e união entre familiares e amigos, mas também, é tempo de reflexão. Os cristãos relembram a data com atenção especial: é o aniversário de Jesus Cristo. Aqueles que crêem têm como núcleo central da fé o nascimento, a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, da Diocese de Montenegro, destaca que é muito importante utilizar a época para lembrar o sentido mais profundo do Natal e refletir sobre o nascimento de Cristo. “A pregação cristã começa, de forma oral, anunciando a Ressurreição de Cristo. Com este anúncio, também foi se recordando todos os fatos e lembranças da vida de Jesus. Esta memória das comunidades nascentes, depois também se transformou em tradição escrita, como nós encontramos nos Evangelhos”, pontua.

Ele relembra que os textos evangélicos sobre o nascimento de Cristo não são livros de história, mas um anúncio, com um significado muito profundo. “A preocupação do evangelista não é fazer uma crônica, mas trazer às comunidades nascentes uma boa notícia”, pontua. Dom Carlos recorda ainda a simbologia do presépio, uma representação em imagem, ou até mesmo de forma viva, do nascimento de Jesus. Esta memória ajuda o ser humano a contemplar este momento tão especial da concepção e seus mistérios.

Solidariedade em destaque
Apesar de difícil e cheio de desafios, este ano foi marcado por muita solidariedade entre as pessoas. No Natal, esse sentimento é reverenciado e sempre incentivado. Segundo o bispo, esse espírito é fortalecido nos momentos de encontros, celebração e confraternização natalina. “Nos sentimos amados por Deus, e Ele é amor. Assim, procuramos transmitir, com gestos, esta fraternidade de ajudar ao próximo. O voluntariado, a solidariedade e a fraternidade dão vazão a beleza interior”, ressalta.

Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, da Diocese de Montenegro. Foto: divulgação

O voluntariado, tão presente na vida das pessoas em 2021, revela a plenitude do ser humano. “É uma bondade que está no fundo da nossa alma e que precisa encontrar uma oportunidade para se expressar”, diz. E oportunidade foi o que não faltou durante o ano para estender a mão ao próximo. Para o bispo, o Natal deve ser guardado como um sinal. “A mensagem do Natal é para ser vivida cada dia do ano. Cada ano que celebramos o nascimento de Jesus, temos a oportunidade de perceber o sentido mais profundo dele, das relações familiares e o próprio relacionamento humano”, destaca.

Queridos Leitores e Leitoras: em nome da Diocese de Montenegro, de todas as nossas Paróquias e Comunidades, desejamos um Feliz Natal! Ao chegarmos às Celebrações do Santo Natal, minha saudação de paz, de esperança e de muita fraternidade. O Natal é Presente, é Deus-conosco, o Emanuel. Acolher o Filho de Deus entre nós significa redescobrir a nossa verdadeira vocação humana: fomos criados para amar e servir. Que possamos viver esta vocação na família, no ambiente de trabalho e em todos os relacionamentos.
Natal é uma oportunidade de celebramos o melhor de cada um de nós. Portanto, deixe-se tocar pelo Amor de Deus, revelado no Menino Jesus na noite de Natal; mas deixe-se tocar pelo Evangelho de Cristo ao longo de todo o ano de 2022. Que possa ecoar em cada um de nós, em nossas famílias e em toda a sociedade o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Que este ‘amor’ se torne gesto concreto, fraterno, serviço uns aos outros. O Natal é também uma oportunidade de abraçarmos todos os cristãos das diversas denominações cristãs. Deus vos abençoe e vos ilumine sempre. Um Feliz Natal e abençoado 2022!

Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva

Últimas Notícias

Destaques