Mulheres que Brilham são homenageadas

A noite de segunda-feira, 21, foi especial, de homenagens às mulheres da comunidade montenegrina que estão no dia-a-dia, muitas vezes em silêncio, fazendo a diferença nas escolas, nas entidades sociais, nos órgãos públicos, nas empresas e na sociedade. De um jornal comandado por mulheres veio a iniciativa de valorizar, de forma inédita, o papel delas na sociedade, através do Prêmio Mulheres que Brilham. Então, 11 escolhidas pela população receberam a premiação em evento no Espaço Braskem, da Estação da Cultura.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi reduzido, seguindo os protocolos de prevenção recomendados pelos órgãos de saúde. Mas isso não tirou o brilho da noite. Logo na entrada do Espaço Braskem, as homenageadas foram surpreendidas com as suas fotos, captadas em ensaio fotográfico da Doc Photos, em exposição. Os quadros foram um presente para elas. O projeto, lançado em março deste ano em alusão ao Dia da Mulher, foi criado com o intuito de reconhecer o trabalho daquelas que se destacam na construção de uma Montenegro melhor. Para isso, foram consultadas 55 entidades e os nomes mais citados – de forma espontânea – em cada segmento, foram submetidos à votação popular através de um questionário on-line. Foram 33 mulheres indicadas em 11 categorias. Ao fim, com 4.897 indicações em apenas 15 dias de votação, as vencedoras e suas trajetórias foram conhecidas através de entrevistas em forma de live, transmitidas e ainda disponíveis no Facebook do Ibiá.

Conduzindo as 11 lives realizadas com as vencedoras, a diretora do Jornal Ibiá, Maria Luiza Szulczewski, a Lica, relembrou a grandiosidade da ação – e das mulheres. “Adorei os momentos de preparação, cada uma das histórias de vocês. Me emocionei e me identifiquei com cada uma. E, à medida que a conversa fluía, ratificava a escolha popular, e eu pensava ‘ela brilha mesmo’”, disse.
Para Lica, a melhor maneira de destacar as ações das mulheres da comunidade é mostrar o trabalho e a dedicação delas na profissão, na família, no voluntariado. “Vocês me disseram que são felizes com o que fazem e se sentem realizadas. Estou neste momento muito feliz e realizada por promover este projeto, de ter mostrado à comunidade as valorosas mulheres que brilham”, completou.

O prefeito Gustavo Zanatta também parabenizou todas as mulheres homenageadas. “Há muita gente disposta a doar seu tempo e inteligência em favor dos outros, levando conhecimento, cultura, saúde, cidadania e oportunidades a quem precisa. Montenegro tem muitas mulheres que brilham. Montenegro tem vocês, que nos inspiram e nos encorajam a ver e ser o lado positivo”, falou.

O Prêmio Mulheres que Brilham foi realizado com o apoio da UNISC Montenegro, Mirene Centro Veterinário, Unimed Vale do Caí, CGC Contabilidade, Sulmix e Doc Photos. A entrega dos prêmios foi realizada por Ismael Kirst, representando a Sulmix; Robledo Temp, representando a Unimed Vale do Caí; Mirene Machado, vice-prefeito, Cristiano Braatz; prefeito, Gustavo Zanatta; Simone Drescher, representando a Unisc Montenegro e Simara da Rosa da Doc Photos.

Além das 11 escolhidas pela comunidade, também foi realizada duas homenagens póstumas: Maria Madalena Bühler, pela liderança política como primeira mulher prefeita de Montenegro e vereadora; e Márcia Beatriz Bastos (Bia protetora dos animais), por seu destaque na luta pela causa animal no município.

Montenegrinas reconhecidas pelo seu papel na comunidade foram destacadas em evento na Estação da Cultura

Últimas Notícias

Destaques