A Holanda foi a última seleção a garantir uma vaga direta para a Copa do Catar em uma vitória por 2 a 0 sobre a Noruega. Um dos gols foi marcado pela referência técnica do time, Memphis Depay, no qual a torcida da Laranja Mecânica aposta muito. A vice-campeã em 2010 e terceira colocada em 2014, no Brasil, ficou de fora em 2018, na Rússia, e agora surge como a favorita no Grupo A para avançar para as oitavas e fazer uma boa participação no mundial.
O treinador Van Gaal está em sua terceira passagem pela seleção e a última foi em 2014, no Brasil. Sob seu comando, o selecionado está invicto e pretende ir longe na competição. A geração holandesa de 2022 se reencontrou com o novo treinador que assumiu em agosto do ano passado depois da derrota humilhante nas Eliminatórias por 4 a 2 para a Turquia.
A outra favorita do grupo é Senegal, que chega para a sua terceira Copa, a segunda consecutiva. Na Rússia, acabou ficando na fase de grupos. Os senegaleses se classificaram com uma vitória nos pênaltis contra o Egito completando 15 jogos com apenas uma derrota, coroando o trabalho do técnico Aliou Cissé. A atual campeã africana tem craques como Sadio Mané e Edouard Mendy. O Catar participa pela primeira vez de uma Copa do Mundo e garantiu a vaga por ser o país sede. É o selecionado mais fraco do grupo e não deverá ser obstáculo para seus adversários. Em 2019, o Catar conquistou o título mais importante de sua história, a Copa da Ásia de 2019, vencendo o Japão, por 3 a 1. A final foi disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O ala esquerdo Akram Afif é o melhor jogador da equipe.
Equador é franco atirador
O Equador faz a partida de abertura da Copa do Catar enfrentando a seleção anfitriã. A partida acontece no estádio Al Bayt no dia 20 de novembro, às 13 horas no horário de Brasília. A participação da Seleção Equatoriana na Copa esteve ameaçada por um recurso do Chile, mas a Fifa decidiu não fazer uma “virada de mesa”.
O Chile estava reivindicando a vaga alegando que Byron Castillo, jogador do Barcelona de Guayaquil, atuou de forma irregular em oito jogos da seleção equatoriana durante as Eliminatórias. Os chilenos argumentavam que o jogador nasceu na Colômbia e não poderia defender o Equador. Esta será a quarta participação na Copa do Mundo depois de marcar presença na Coreia-Japão, em 2002; na Alemanha, em 2006, onde alcançou seu melhor desempenho ao alcançar às oitavas de final; e no Brasil, em 2014. É a franca atiradora do grupo e poderá surpreender ficando com a segunda vaga.
Van Gaal trata câncer
O treinador da Holanda, Louis Van Gaal, está em tratamento contra um câncer de próstata. Ele vinha se mantendo de forma reservada, até que revelou aos jogadores que estava doente e, mesmo assim, aceitou o desafio de retomar o comando do selecionado. “Eu não queria contar aos meus jogadores porque isso poderia influenciar suas escolhas, sua decisão, então achei que eles não deveriam saber. Tenho muita disciplina e força de vontade”, disse o treinador em entrevista ao site da Fifa.
Seleção jovem
O Equador quer fazer história no seu retorno à Copa do Mundo impondo a primeira derrota a uma seleção anfitriã em uma partida de abertura. Comandada pelo argentino Gustavo Alfaro, o selecionado é jovem e se classificou em quarto lugar nas Eliminatórias. O time tem jovens que venceram o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em 2019 e que ficaram em terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-20.
Senegal nas Copas
O Senegal participou de sua primeira Copa do Mundo em 2002, quando chegou às quartas-de-final. Na sua segunda participação, em 2018, o Senegal não passou da Primeira Fase. Os senegaleses participaram 16 vezes da Copa das Nações Africanas, sendo campeões em 2021 e vice-campeões em 2002 e 2019.