OUTUBRO ROSA. Ação em benefício ao IMAMA é amanhã a partir das 15h30 na cervejaria
Pensando em homenagear as mulheres e, ao mesmo tempo, desenvolver ação social durante o Outubro Rosa, a Cervejaria GoldBier, de Maratá, desenvolveu a cerveja GoldBier Wit Hibisco. A cerveja foi testada, “produzida” e aprovada por um grupo de mulheres. O produto, genuinamente cor-de-rosa, será apresentado ao público em evento festivo neste sábado, dia 8. O valor arrecadado com a comercialização da cerveja rosa será repassado ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).
Conforme os gestores da empresa, o projeto da Cerveja GoldBier Wit Hibisco começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano, como parte das estratégias da Cervejaria e contou com a participação de toda a sua liderança. Ao longo dos meses, diversas produções experimentais foram feitas. A aprovação final da receita e do perfil sensorial da cerveja, assim como a sua produção, contou com a participação de um grupo formado por 15 mulheres, juntamente com os líderes da Cervejaria, o cervejeiro Adriano Seibel e Júlia Colling .
Relata a história, que as mulheres sempre tiveram participação ativa na produção de cerveja. A GoldBier, através deste projeto, proporciona o reencontro entre o público feminino e a fabricação da bebida. “É a primeira vez que vivo essa experiência. Já conhecia algumas cervejarias e museus dedicados à cerveja, mas é a primeira vez que participo da produção de uma cerveja do início até o final”, conta Jeniffer Stein Follmann, secretária de Turismo e Desporto de Maratá. “A ação aproxima a cervejaria do seu público. Faz o cliente se sentir especial, parte da marca e de todo o processo de fabricação da cerveja”, acrescenta a gestora.
Contribuir para uma causa social torna a iniciativa ainda mais valiosa para as mulheres envolvidas. “Está sendo uma experiência de vida muito motivadora. Como trabalhadora do SUS, acompanhamos a luta das mulheres em tratamento contra o câncer”, declara Mônica Kerber Neis, servidora pública e secretaria da Saúde de Brochier. Ela considera a proposta atraente e inovadora, principalmente por incentivar ações em prol do Outubro Rosa.
Conforme Júlia, por se tratar de algo novo que a cervejaria se propunha a oferecer para os seus consumidores, na medida em que as etapas do projeto se concretizavam, o entusiasmo foi tomando conta de toda equipe.
Vivendo a experiência
Eu, Clarice Almeida, fui convidada à participar dessa experiência. Na primeira reunião, realizada no final da tarde da sexta-feira, 26 de agosto, Miguel Haupenthal, sócio da cervejaria, recebeu as convidadas, explicou a intenção do projeto e como ele iria ser desenvolvido. A pauta do encontro foi discutida em meio a boa conversa e, claro, acompanhada por produtos da casa, porque ninguém é de ferro e era fim de tarde de sexta-feira.
No sábado, 3 de setembro, um novo encontro promoveu a prova da Witbier. Foi o momento de opinar sobre o aroma, cor e sabor da cerveja. Algumas sugestões foram aceitas e na segunda-feira, dia 5, bem cedinho, às 8h da manhã, a mulherada colocou a mão na massa, ou melhor, na cevada, no trigo e em todos os demais ingredientes que dão origem a essa cerveja rosa.
Antes de ter acesso ao local de produção, o consultor mestre cervejeiro José Antônio Pohren mostrou os ambientes da cervejaria, falou sobre a elaboração das receitas e fez um apanhado histórico sobre o produto. Depois, participamos do processo de moagem de grãos, fomos apresentadas a todo o processo que vai desde a fervura, mistura e filtração e, após, deixamos a cerveja “descansar”. No final do dia, quem pôde voltou à cervejaria para degustar a prova.
Agora, depois de algumas semanas de maturação, a cerveja será apresentada para o público em geral.
Lançamento da GoldBier Wit Hibisco será neste sábado, dia 8
No dia 8 de outubro, a partir das 15h30, a cervejaria abrirá suas portas para receber o público no evento de lançamento da cerveja GoldBier Wit Hibisco. A programação prevê apresentação de Alex Lima & Grupo (das 18h30 até as 20h30), e das 21h até às 23h haverá show com Cassius Prado. Neste dia a GoldBier não terá hora para fechar.
Mulheres que participam do projeto
Adriana Büttenbender, Clarine Pittelkow Luft, Cristiani Haubenthal de Moura, Cristina Reidel, Maria Eunice Hansen, Gisele Schneider, Jaciele Müller, Jaqueline Wollmann, Jeniffer Dilli, Jussara Henriques Dutra, Mariane Conrad Karlinski, Mônica Neis, Patricia Pohren, Patricia Schommer, e Paula Fernanda Kirch
Sobre a GoldBier Wit Hibisco
A GoldBier Wit Hibisco apresenta cor rosa da flor de hibisco, límpida, espuma consistente, aroma condimentado de especiarias, como coentro, cardamomo e casca de laranja. Sabor levemente maltado e cítrico, com moderada picância. Caráter efervescente e refrescante, com suave acidez e equilibrado dulçor e amargor no paladar remanescente.
Teor alcoólico: 5,2 % v/v
Amargor: 10 IBUs
A Witbier é uma cerveja Ale, que nos séculos XVIII e XIX, tornou-se um dos principais estilos de cerveja belga, usando os ingredientes tradicionais: água, levedura, lúpulo, trigo e condimentos como: coentro e casca de laranja.