Retrospectiva. Amigos do Palito, Trans Brothers e Chelsea foram os times destaques
O ano de 2022 está chegando ao fim. Mas antes de darmos boas-vindas ao novo ano, vamos relembrar os principais destaques individuais e coletivos do esporte da região. Ao longo dos últimos 12 meses, foram inúmeras taças levantadas e conquistas celebradas, sempre com muito suor e dedicação. A reabertura do ginásio Domingão foi um dos grandes momentos do esporte em Montenegro.
Além disso, tivemos novos talentos surgindo em diferentes modalidades, equipes comemorando títulos inéditos e competidores levando a bandeira de Montenegro para o topo do pódio em competições de nível estadual, nacional e até internacional. Abaixo, confira os principais acontecimentos que marcaram o esporte na região em 2022:
Janeiro
Dia 1° – Técnico montenegrino Alexandre “Mano” Pölking conquistou o título da Copa Suzuki à frente da seleção da Tailândia.
Dia 27 – Jovem montenegrino João Gabriel Kranz de Andrade, de 16 anos, foi convocado para representar a Seleção Gaúcha de Vôlei Sub-19 no Campeonato Brasileiro de Seleções.
Dia 29 – Veteranos do Botafogo de São José do Sul se sagraram campeões do Campeonato Integração da Liserf, superando o São José de São Pedro da Serra na decisão.
Dia 30 – Montenegro sediou a Copa RS de Flag Football, competição que reuniu quatro equipes do Estado, no campo do G.E. Municipal.
Dia 30 – Yustos Techeira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de NoGi de Jiu-Jítsu, em São Paulo.
Fevereiro
Dia 6 – Montenegro recebeu a terceira etapa da Copa União de Ciclismo, prova que teve a participação de aproximadamente 100 atletas.
Dia 11 – Tamandaré, de Bom Princípio (Força Livre), e Máfia da Pimenta, de Maratá (Misto Municipal), foram os campeões da 18ª Copa de Futebol de Areia de Maratá.
Dia 15 – Brenner Veículos conquistou o título do Campeonato de Verão do Riograndense, na categoria Veterano.
Dia 17 – Peludos FC (Força Livre) e Fênix (Feminino) se sagraram campeões do Torneio de Verão do Cantegril.
Dia 24 – Fase Boa levantou a taça do Campeonato de Verão do Riograndense na categoria Máster.
Março
Dia 6 – Leomar Alves Rodrigues e Paola Horst Alves foram os vencedores da 1ª Corrida da Vitória, realizada em Capela de Santana.
Dia 12 – Em Portão, a equipe montenegrina Café Família Kettermann conquistou o título da segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Pingue-Pongue na divisão de acesso.
Dia 17 – Projeto SUP para Todos foi lançado oficialmente em Montenegro, com o objetivo de ensinar os jovens a confeccionar pranchas de stand up paddle e remar, além de preservar o meio ambiente.
Dia 18 – Unidos PG/Trans Brothers se sagrou campeão da Copa de Verão do Grêmio Gaúcho, superando o Expulsos do Bar na decisão.
Dia 20 – Guarani do Despique (Veterano) e Gaúcho de Matiel (Força Livre) conquistaram o título do Torneio da Emancipação de Futebol Sete de Pareci Novo.
Dia 27 – Pista de skate do Parque Centenário recebeu o 1º ASM Street Champ, campeonato que contou com a participação de mais de 20 skatistas da região.
Abril
Dia 2 – Grêmio levantou a taça do Campeonato Gaúcho pelo quinto ano seguido, ao superar o Ypiranga na final.
Dia 2 – Corredor Silvério Nabinger foi vice-campeão da tradicional Travessia Torres-Tramandaí (TTT) e bateu seu recorde pessoal, completando os 82 quilômetros do percurso em 8h54min.
Dia 12 – Após mais de uma década sem disputas, o Campeonato Municipal de Futsal foi retomado em Montenegro. A abertura do torneio ocorreu na localidade de Santos Reis.
Dia 24 – Categoria Sub-13 do G.E. Municipal ficou com o vice-campeonato da 5ª Copa da Amizade, disputada em Montenegro.
Maio
Dia 5 – Fechado para reformas por 17 anos, o ginásio Domingos dos Santos, mais conhecido como Domingão, enfim foi reaberto à comunidade montenegrina.
Dia 5 – Chelsea conquistou o bicampeonato do Torneio de Futsal do Riograndense na categoria Força Livre.
Dia 12 – Montenegrina Simone Barreto se sagrou campeã brasileira de jiu-jítsu, em Barueri-SP. Ela conquistou o título da categoria Máster 1 na faixa branca, peso pena.
Dia 15 – Yustos Techeira também subiu no topo do pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, em Barueri. Ele venceu as quatro lutas que disputou em sua categoria.
Dia 20 – Poço das Antas levantou a taça da Copa Transcitrus de Futsal. O bicampeonato foi conquistado sobre Salvador do Sul, nos pênaltis.
Dia 23 – JDN se sagrou campeão da Copa Spaten de Futebol Sete do Riograndense, na categoria Força Livre.
Dia 25 – Na primeira final do novo Domingão, a gurizada do Walter Belian festejou o título da etapa Pré-Mirim Masculina dos Jogos Escolares.
Junho
Dia 13 – Projeto Vôlei Transforma, coordenado pelo ex-jogador da Seleção Brasileira, Gustavo Endres, teve início em Montenegro.
Dia 15 – Brochier conquistou o título inédito da Super Copa Transcitrus, superando o selecionado de Poço das Antas.
Dia 18 – Beija-Flor levantou a taça da 2ª Copa Integração de Veteranos, em Brochier.
Dia 23 – Ciclista montenegrino Rodrigo Barreto ficou em 8° lugar na prova de Contrarrelógio do Campeonato Brasileiro, em Palmas-TO.
Dia 26 – Corredor Cezar Camillo foi campeão da prova de 5km do Circuito Sesc de Corridas de Rua, em São Leopoldo.
Julho
Dia 2 – Juventude de Brochier levantou a taça da 4ª Copa Via Esporte/Rema Troféus ao vencer o Recreativo na grande final.
Dia 2 – Amigos do Palito (Força Livre), Enigma (Feminino) e Real Madrid da Firma (Veterano) foram os campeões do Campeonato Municipal Sicredi de Futsal de Montenegro.
Dia 10 – Gaúcho da Macega, de Maratá, conquistou o título da Copa Integração de Futebol, superando o Julinho na decisão.
Dia 15 – Promessa local, o volante Arthur Bazi, de 18 anos, foi contratado pelo Leixões, de Portugal.
Dia 20 – Expulsos do Bar levantou a taça do certame de veteranos do Toco Consórcios Cup, no Grêmio Gaúcho.
Dia 24 – Paola Horst Alves e Jorge Antônio Ávila, o “Capela”, foram os vencedores do Desafio do Morro São João.
Dia 27 – Aciclomont festejou os 10 anos de sua fundação com passeio ciclístico em Montenegro.
Dia 30 – Trans Brothers se sagrou campeão do Toco Consórcios Cup, o campeonato de futebol sete do Grêmio Gaúcho, na categoria Força Livre.
Agosto
Dia 6 – Peludos conquistou o título do campeonato de futebol sete do Cantegril, ao vencer o Cosmos na final.
Dia 13 – Torneio de Beach Tennis do Cantegril reuniu 24 duplas e teve grandes disputas nas areias do clube.
Dia 23 – +QD+ levantou a taça da Copa Spaten de Futebol Sete, no clube Riograndense, pela categoria Veterano. A equipe superou o Tok de Bola na decisão.
Dia 26 – Borrachos (Força Livre), Turma do Gole (Feminino), Avante (Veterano) e Supermercado Popular (Máster) foram os campeões do Campeonato Municipal de Futsal de Brochier neste ano.
Setembro
Dia 3 – Amigos do Pato Donald conquistou o título do Campeonato Municipal de Vôlei de Brochier, ao derrotar o Volneis’bool na partida decisiva.
Dia 4 – Segunda edição da John Deere Run reuniu mais de 700 atletas em Montenegro. Evento arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos.
Dia 4 – Ciclista Rodrigo Barreto sagrou-se campeão do Desafio Golden Lake, em Porto Alegre, na categoria Elite.
Dia 4 – Saidera/Mecânica Silvio, de Montenegro, venceu o Torneio Solidário de Voleibol, no Clube Riograndense.
Dia 25 – A jovem promessa Yustos Techeira foi campeã do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jítsu, em São Paulo.
Outubro
Dia 7 – Ginásio Domingão sediou o Torneio de Câmbio da Semana da Longevidade de Montenegro, campeonato organizado pelo Sesc.
Dia 8 – Quadra poliesportiva da Vila Esperança foi inaugurada, oferecendo um espaço de convívio social, lazer e prática de esportes para a comunidade.
Dia 15 – Primeira corrida noturna organizada pela Poker em Montenegro, a Poker Night Run teve 415 participantes.
Dia 19 – Goleiros do Grêmio, Brenno, Gabriel Grando e Lorena estiveram em Montenegro e concederam entrevista exclusiva ao Ibiá.
Dia 22 – Treinão Outubro Rosa, promovido pela academia Duo Fight Club, contou com a participação de 40 mulheres, na Estação da Cultura.
Dia 22 – Em Ibirubá, piloto montenegrino José Felipe Mombach se sagrou campeão gaúcho de MotoCross em duas categorias: MX1 e Elite.
Dia 25 – Cria do Fera, meia Jefinho Forneck, do Grêmio, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17.
Dia 28 – Pé da Vó, nas categorias Juvenil, Máster, Veterano e Força Livre, e Foras da Lei, na categoria Feminino, foram os campeões do Campeonato Municipal de Futsal de Pareci Novo.
Novembro
Dia 2 – Representante de Montenegro, Bela Vista conquistou o título do Citadino de Futsal de Porto Alegre. Com 100% de aproveitamento no torneio, a equipe garantiu vaga na Série Bronze do Estadual do próximo ano.
Dia 6 – Com uma equipe na disputa, Montenegro sediou a segunda rodada do Campeonato Gaúcho de Futsal Sub-13, no ginásio Domingão.
Dia 6 – Representada por nove lutadores, equipe Pinto BJJ conquistou 18 medalhas na Copa América de Jiu-Jítsu, disputada em Gravataí.
Dia 13 – Montenegrino Luiz Henrique Mendes Pires foi campeão do Campeonato Brasileiro de Kettlebell, em Porto Alegre.
Dia 17 – Goleiro montenegrino William Hartmann conquistou o título do Brasileirão Sub-17 com a camisa do Palmeiras. Na final, o Grêmio saiu na frente com golaço de Jefinho, mas o time paulista virou e levantou a taça.
Dia 19 – Bangu (Aspirantes), Horizonte (Veterano) e Juventude (Força Livre) foram os vencedores da Copa Integração de Futebol Sete desta temporada.
Dia 19 – Marataense Júlia Colling se sagrou campeã do Brasileiro de Muay Thai, no Rio de Janeiro. A lutadora não deu chances às oponentes na categoria até 63,5kg.
Dia 19 – Pedro Ribeiro e Joaquim Boos, da Academia Virtue Jiu-Jítsu, conquistaram o título do Campeonato Sul Brasileiro da modalidade, em Garibaldi.
Dia 20 – Corrida e Caminhada Unimed Vale do Caí contou com cerca de 400 atletas inscritos e reuniu público de todas as idades em Montenegro.
Dia 24 – +QD+ (Veterano) e Chelsea (Força Livre) foram vencedores da Copa Spaten de Futsal, no Riograndense.
Dia 26 – Sessentões do Renner ficaram com o vice-campeonato do Campeonato Regional, ao serem superados pelo Oriente, de Canoas, nos pênaltis na grande final.
Dia 27 – Os montenegrinos Isaac Lima e Yustos Techeira se sagraram campeões mundiais de jiu-jítsu, em São Paulo. Roberto Cavalheiro e Lira Techeira ficaram com a medalha de prata no Mundial.
Dezembro
Dia 4 – Rodrigo Barreto (Elite), Taiane Maica (Estreante Feminino), Lucas Rosa (Infanto-Juvenil) e Enio Katzer (Máster C), da equipe Reaction Cycling Team, foram campeões gaúchos de ciclismo em Santa Cruz do Sul.
Dia 9 – Famintos T.Q. (Força Livre), Alcalinas (Feminino), Real Matismo (Máster) e Maxi Maratá (Veterano) se sagraram campeões do Campeonato Municipal de Futsal de Maratá.
Dia 10 – Cosmos conquistou o título inédito da Copa Sicredi Cantegril, ao superar o +QD+ na decisão.
Dia 11 – João Gabriel Wovst, o Bolachinha, sagrou-se campeão gaúcho de velocross, em Arroio do Meio. O jovem piloto da cidade subiu no topo do pódio da categoria 65cc.
Dia 11 – Invicta, a equipe Sub-15 do G.E. Municipal levantou a taça do Gauchão Dalponte Sulicampe de Futebol Sete, em Ivoti.
Dia 11 – O atleta Douglas Henrique da Silva Leal e o coach Pedro Miguel Cavalheiro da Silva, de Montenegro, foram vice-campeões da Copa Sul de Flag Football com a Seleção Gaúcha da modalidade.
Dia 17 – Trans Brothers conquistou o bicampeonato no Grêmio Gaúcho, conquistando a Spaten Cup em uma final emocionante contra o Amigos do Tione, nos pênaltis.
Dia 18 – Amigos do Palito se sagrou campeão do Campeonato Municipal Sicredi de Futebol de Montenegro, ao vencer o Riograndense/Chelsea na decisão.
Dia 18 – Oito equipes festejaram o título da Copa CromoFlorais, organizada pela F-10 Escolinha de Futebol.
Dia 21 – Destacamos a história da jovem patinadora Júlia Tochetto Argerick, que foi campeã logo em sua primeira competição na modalidade.
Dia 22 – No Clube Riograndense, o Medonhos faturou a Copa Spaten de Futebol Sete na categoria Força Livre. Na final, a equipe superou o JDN.