Conheça o perfil das indicadas

A segunda edição do “Mulheres que Brilham”, projeto criado no ano passado pelo Jornal Ibiá para reconhecer o papel de mulheres que fazem a diferença na comunidade montenegrina, dentro das mais diferentes áreas, continua com a votação popular. Setenta lideranças – dentre representantes de classe, políticas, religiosas e sindicais –, além das vencedoras do “Mulheres que Brilham 2021” foram convidadas a sugerir espontaneamente, e 36 mulheres mais indicadas passaram para a etapa de votação.

A segunda edição do prêmio conta com o patrocínio do Supermercado Imec e do Desco Super & Atacado, e o apoio da Doc Photos, da Unisc e da Mirene – Centro Veterinário. A entrega do prêmio é prevista para o final de maio, ainda dentro do mês de aniversário de Montenegro.

Abaixo você pode conhecer um pouco de cada uma das três mais indicadas nas 12 categorias. A votação segue até o dia 11 de maio, e até o fechamento desta edição, já havia mais de sete mil votos. Para votar, basta acessar o QRCode desta matéria ou no link disponibilizado nas redes sociais do Ibiá.

Liderança Comunitária:

Eliane Silva (Popy)

Confeiteira que há mais de 20 anos, desenvolve ações sociais para crianças do bairro Industrial, dentre elas, destacam-se o projeto “Adote uma Carta de Natal” e o Natal da Popy Silva, que este ano terá sua 25ª edição com distribuição de lanches e brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A voluntária conta com apoio de empresas locais e cidadãos que doam materiais para a realização das ações.

 

 

Maria Janete Bernardes Francisco

Coordenadora e líder da Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, há oito anos trabalha no atendimento a gestantes e crianças carentes. No bairro Estação, participou em 2019 do Programa de Desenvolvimento Comunitário da ONG Global Communities e John Deere, protagonizando ações como a criação de um espaço de lazer aberto pra comunidade e cadastramento de 134 famílias que passaram a ser atendidas com cesta básica e material de limpeza durante o primeiro ano da pandemia.

Letícia Santos

Integrante da Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina, também é professora e psicóloga. Há cerca de cinco anos é presidente da Associação, na qual luta para garantir maior visibilidade da comunidade negra na história da região do Vale do Caí. Ainda, trabalha para que outras mulheres negras se percebam fortes e empoderadas através do Coletivo de Empreendedoras Negras de Montenegro, projeto do qual é coordenadora.

 

 

Segurança

Cleusa Tânia de
Oliveira Spinato

Delegada de Polícia há 22 anos. Responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Montenegro, desde sua criação, em 2014. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Montenegro e vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de São Sebastião do Caí. É conhecida por seu engajamento no enfrentamento à violência contra mulher e na busca de sua valorização e conquista de espaços.

 

Aline de Moura Paim

Policial Militar desde 2001. Exerce funções de corregedoria no 5º Batalhão de Polícia Militar (PBM) de Montenegro, e está engajada na luta pela valorização da mulher, na prevenção e combate à violência doméstica. Atua na Patrulha Maria da Penha do 5BPM e, desde 2018, integra o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Comdim). Trabalhou no Conselho Municipal do Idoso entre 2013 a 2015.

 

Alana Lampert

Inspetora de Polícia, lotada no Setor de Investigações da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Montenegro. Ingressou na Polícia Civil há 10 anos. Atua no combate ao crime organizado e organizações criminosas no Vale do Caí. Ao longo de sua carreira, tem participado de missões especiais na Instituição, com destaque para a investigação que resultou na descobrerta de uma fábrica clandestina de cigarros, no interior de Montenegro.

 

Cultura:

Júlia Hummes

Professora de Educação Musical há mais de 30 anos, possui mestrado e licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta e diretora executiva da Fundarte. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do RS. Participa como Delegada no Colegiado Setorial de Música do Estado e tem contribuído para as políticas culturais locais ao trazer as demandas da cultura.

 

Rosângela Santos
(Zanza)

Licenciada em música, atua há cerca de 30 anos no meio artístico musical. Desenvolveu atividades docentes em diversas instituições no Rio Grande do Sul. Desde 2018, atua de forma independente em Montenegro, como docente e violinista, organizando e atuando nos concertos de Natal e Páscoa realizados na Catedral São João Batista.

 

Rosani Brochier Nicoli

Formada em Educação, trabalha há 31 anos na área, sendo 26 deles em especial com as Artes Visuais. Tem grande envolvimento no Conselho de Cultura de Montenegro, no Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e na Comissão do Museu Histórico, onde atua para que seja assegurada a preservação da memória e identidade montenegrina. Se destaca ainda por ser a presidente da Entidade de Filantropia Cultura e Arte (Efica).

 

Voluntariado:

Hedi Thomsen

Professora aposentada, também foi vice-diretora e diretora. Atuou durante 20 anos no Conselho Municipal do Meio Ambiente, no Conselho Municipal de Educação e no Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico. Atualmente é coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, onde trabalha há 20 anos realizando ações beneficentes principalmente para os abrigos e asilos de Montenegro.

 

Luiza Kimura

Engenheira Civil aposentada, por cerca de 30 anos Luiza trabalhou voluntariamente e de maneira independente em prol dos animais, que eram acolhidos em sua casa. Após, entrou na Amoga, a Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais, e participa da ONG desde a sua criação, em 2005. Atualmente está com a tutela de 39 cães e cinco gatas, todos resgatados da rua.

 

Claudete Eberhardt

Apesar de ter relação de afeto com os animais desde o berço, foi em 2017 quando começou a ajudar efetivamente os cães de rua. No ano seguinte, entrou para a ONG Cachorreiros e Gateiros, na qual foi presidente até 2021. Atualmente está à frente da associação Patinhas da Esperança, onde luta por políticas públicas de bem estar animal em Montenegro. Até os dias atuais tem vários animais, todos adotados, resgatados de situação de rua.

 

Saúde:

Belkis Mari
Stoffel Efrom

Formada em Medicina há 46 anos, é também cirurgiã, com residência médica em tempo integral e pós-graduada em Gerontologia Social. É cooperada da Unimed e sócia-fundadora do Hospital Unimed Vale do Caí. Foi a primeira médica a chegar ao cargo de diretora do Corpo Clínico do Hospital Montenegro, HM, e do Corpo Clínico do Hospital Unimed, HUVC. Desde 1990 no serviço público, atuou como profissional responsável pelos atendimentos. Exerceu as funções de secretária substituta da Saúde e de diretora da Saúde da SMS. Foi Conselheira do Conselho Municipal da Saúde. Atende em sua clínica desde 1979.

Dra. Dagmar
Koelln Kranz

Médica desde 1986, com especialização em Homeopatia. Participou de diversos cursos na linha da medicina natural e ampliou os conhecimentos na área de Medicina Quântica. Trabalha como médica cooperada da Unimed Vale do Caí desde o ano de 1996. Ingressou no quadro de Médicos do Município de Montenegro no ano de 2004, passando a ocupar o cargo de Diretora de Saúde no ano de 2020. Grande incentivadora de uma medicina mais preventiva e de ajuda às pessoas a serem coadjuvantes na sua qualidade de vida.

 

Maria Paulina
Hummes Pölking

Psicóloga, psicanalista, pós-graduada em Psicologia Clínica e mestre em Teologia, na linha de pesquisa “Teoria do Cuidado e Práticas Sociais”. Em atividade clínica em Montenegro desde 1993, dedicou-se também ao projeto de orientação profissional junto a escolas. Há 15 anos coordena o grupo Amigas do Peito – Unimed Vale do Caí, para mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama. Também já participou de produções literárias na sua área.

 

Empreendedorismo:

Márcia Farias (Confraria das Empreendedoras)

Designer de interiores e funcionária pública, Márcia é uma das idealizadoras da Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro. A sua iniciativa permitiu a união de mulheres empresárias no grupo que, desde 2020, vêm realizando eventos, qualificando e formalizando seus negócios e, juntas, se desenvolvendo. Neste mês, a Confraria realiza a segunda edição da sua “Feira do Empreendedorismo Feminino”.

 

 

Josiane Appel
(Cacau Show)

O empreendedorismo, para Josiane, está no sangue. Desde nova, ela ajudava nos negócios da família, na Farmácia Progresso. Formada farmacêutica com 22 anos de idade, ela ficou responsável por administrar uma filial do estabelecimento. Porém, quis ser dona de um negócio só seu. Foi com esse desejo que, há dez anos, ela iniciou as atividades da loja da Cacau Show, em Montenegro, um empreendimento de inegável sucesso.

 

Doris Erthal
(Studio D Italínea)

Desde criança, Dóris tinha o sonho de ser arquiteta, profissão pela qual é apaixonada. Mas foi só aos 40 anos de idade, com as duas filhas já criadas, que optou por concretizá-lo. Foi estudar, tirou a graduação e, meses depois da formatura, já iniciou no ramo em 2009. Inquieta, a empreendedora queria ir além; e, no ano passado, deparou-se com a oportunidade de assumir a loja de móveis da Italínea, em Montenegro. O “casamento” arquitetura e mobiliário deu super certo.

 

 

Assistência Social:

Ana Paula Erig Fabian

Atuando como assistente social no Hospital Montenegro 100% SUS desde outubro de 2014, também já foi concursada como professora de séries iniciais quatro anos. Já trabalhou também como assistente social na Prefeitura de Montenegro. É empenhada na luta para que todos tenham seus direitos garantidos, independentemente da ordem de sua classe social, de gênero ou econômica.

 

Neiva Suséte da
Rocha Saldanha

Assistente Social há 32 anos, Neiva iniciou sua carreira na Prefeitura Municipal de Harmonia e, após, trabalhou no SESI. Atualmente atua na Prefeitura Municipal de Montenegro, onde já passou por diversas pastas antes de se formar na área. Também participou da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Montenegro, onde foi criado o CRAS e o CREAS.

 

Silvana Braga Maricato (Tita)

Formada na área de Tecnologia da Informação (TI), Silvana destaca que é da área social por coração. Ela dedica-se ao trabalho social desde muito jovem, empenhada na luta por ajudar as pessoas que mais necessitam. Há 23 anos, foi convidada a integrar o Rotary Clube de Montenegro, entidade que lhe oportunizou ampliar o trabalho junto à comunidade montenegrina; onde segue até hoje.

 

 

Empresarial:

Lucia Elena Haas
(EML Asses. Contábil)

Lucia é sócia-fundadora do EML Assessoria Contábil, empresa que comemora 27 anos neste domingo. Atuante no meio empresarial, a montenegrina é vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Montenegro e, no biênio 2020-2021, foi vice-presidente de Administração e Finanças da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, a ACI, de Montenegro e Pareci Novo. Neste ano, ela assume como vice-presidente financeira do sindicato estadual dos escritórios contábeis, o Sescon-RS.

 

Sandra Ribeiro
(Pizzaria DuCais)

Nome por trás de uma das principais empresas do ramo de alimentação da cidade, a Du Cais, Sandra apostou no empreendedorismo há 23 anos. Com o desafio de ser mulher, empresária, mãe, esposa e dona de casa, usou de muito foco e planejamento para firmar a marca e crescer. Nessa história, gosta de destacar que um dos principais passos foi a ampliação na mudança para a beira do rio. Hoje, a pizzaria é referência, inclusive, fora do Município.

Vilcimone Fischer
(Vi Eventos)

Com mais de duas décadas no setor de eventos, Vilcimone Fischer, a Vi, da Vi Eventos, é apaixonada pelo que faz. No ramo de decoração, ela fez parte da história de muitos por ajudar a concretizar sonhos como casamentos, aniversários e formaturas. Com gestão e muita força de vontade, conseguiu driblar os impactos da pandemia, que tão fortemente afetaram seu setor. Apostando na inovação, ela é responsável por iniciativas como o Showroom de Natal, que encantou Montenegro no ano passado.

Esporte:

Isa Haas

Referência para muitas meninas que sonham em jogar futebol profissionalmente, Isa é apaixonada pelo esporte desde pequena e atua no Internacional, como zagueira e volante. Revelada pelo colorado, já defendeu as cores da Seleção Brasileira de base e teve uma experiência no Sevilla, da Espanha, antes de retornar ao Inter, onde se consolidou no elenco principal como uma das principais defensoras das Gurias Coloradas.

 

Tânia Maria Schons Kayser

Bacharel em Educação Física pela Claretiano e com formação licenciada em Educação Física pela Unisc – polo de Montenegro –, realizou seu sonho de ser profissional de Educação Física em 2017, então com 59 anos de idade. Apaixonada por voleibol, pratica o esporte duas vezes por semana. Além disso, trabalha atualmente na F-10 Escolinha de Futebol e na TSK Academia, e é divulgadora da FIEPS-RS em Montenegro.

Fernanda Vodzik

Com inúmeros títulos de Muay thai no currículo, incluindo o Mundial em 2019, na Tailândia, Fernanda é faixa azul escuro ponta preta na modalidade, e também faixa azul de jiu jitsu. Mãe de dois filhos e detentora de três cinturões, a atleta está cursando Educação Física (sexto semestre) e Nutrição (quinto semestre). Além disso, integra um projeto social no bairro Esperança, onde ministra aulas de Muay thai para as crianças, e dá aulas da modalidade exclusivamente para mulheres na Duo Fight Club.

Política:

Ana Paula
Machado

Atual vereadora filiada ao PTB, Ana Paula foi eleita para esta legislatura com 540 votos. Hoje, na Câmara de Vereadores, é a líder do governo; presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa dos Direitos da Mulher; relatora da Comissão de Ética e membra da Comissão Geral de Pareceres. Das ações de seu mandato, destacam-se a criação da Semana do Empreendedorismo Feminino e ações em prol da causa animal.

 

Fabrícia
de Souza

Suplente do Progressistas, Fabrícia fez 496 votos nas eleições de 2020 e já assumiu cadeira na Câmara de Vereadores por duas ocasiões, substituindo titulares do partido. Acabou marcando história como a 1ª vereadora negra de Montenegro. Encaminhou projetos como o que impõe a realização de sessões de cinema mensais, inclusivas a crianças no espectro autista; e elaborou o Estatuto da Igualdade Racial de Montenegro com propostas voltadas a garantir a igualdade de oportunidades.

 

Camila
Oliveira

Vereadora filiada ao Republicanos, Camila foi eleita com 647 votos em 2020 e, hoje, é pré-candidata a deputada estadual. Ano passado, ela presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores e, atualmente, é membra da Comissão de Finanças e Orçamento da casa. A parlamentar tem demonstrado bom trânsito em Brasília, na busca por recursos federais; e foi peça importante para a instalação de uma escola cívico-militar em Montenegro.

 

Rural:

Naura Schubert

Naura foi a primeira agricultora do município a trabalhar com a criação de frangos. Atuando há 46 anos na agricultura, a família também se dedica à produção de hortaliças e gado leiteiro na localidade de Faxinal. Desde 1999 Naura participa da feira dos produtores rurais do município, que antigamente acontecia na rua Capitão Porfírio. Atualmente fica na Casa do Produtor Rural.

 

Maria Regina da Silveira

Moradora da localidade de Faxinal, Maria Regina é agricultora e desde 2008 atua na diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro, sendo a atual presidente da entidade. Na linha de frente do sindicato desde 2013, ela auxilia os agricultores e associados nas demandas do setor da agricultura. Além disso, tem trabalhado com foco na promoção de ações de valorização do jovem no interior.

 

Elisandra Kehl

Agricultora há sete anos, Elisandra migrou da cidade para o interior para se dedicar à produção de citros. Ela é a responsável pela gestão da propriedade da família, que fica na localidade de Fortaleza. Atualmente também é presidente da Associação de Citricultores do Vale do Rio Caí (Acvarc) e tem se firmado como uma das principais lideranças do setor na região.

 

 

Educação:

Ciglia Luzia da Silveira

Atuando como secretária de Educação e Cultura de Montenegro desde 2021, Ciglia tem 45 anos dedicados à Educação. Ela atuou como professora alfabetizadora por 19 anos e seguiu a carreira como supervisora escolar. Ciglia também foi professora no curso de Magistério do Instituto de Educação São José e trabalhou nas três redes educacionais: municipal, estadual e particular.

 

Maria Helena
Schüler Luft

Atual diretora do Instituto de Educação São José, Maria Helena começou a sua trajetória na Educação há 32 anos. Ela é formada em Letras Português e Inglês, com especialização em Gestão e Organização da Escola. No Colégio São José, ensinou Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Redação. A professora está há 23 anos no instituto, onde também teve passagem pelo Setor de Orientação Pedagógica e na vice-direção.

 

Elizabete Gonçalves

Elisabete iniciou sua trajetória na Educação como professora voluntária em um projeto de alfabetização para adultos na Costa da Serra. Formada no curso de Magistério e em Pedagogia, atuou na rede estadual por 32 anos, sendo a primeira diretora do Colégio Estadual Ivo Buhler, o Ciep. Também teve passagem pela rede municipal de Pareci Novo e há 18 anos atua como supervisora escolar na rede municipal de Montenegro.

Últimas Notícias

Destaques