Em nosso governo, todas as ações serão orientadas pelo diálogo e decididas com a participação direta da comunidade. É a prática do Partido dos Trabalhadores, que muitos buscam copiar, mas não aplicam de verdade.
Por isso, iniciaremos instituindo uma metodologia para a participação da comunidade de forma direta e também através de suas representações (associações, conselhos). Isto será uma prioridade. Decidir e planejar com transparência e dialogando com a comunidade é o que faremos desde os primeiros dias de governo e ao longo dos quatro anos.
Aplicar o Orçamento Participativo de verdade, onde o munícipe é que decide onde se gasta a verba pública e onde é necessário realizar investimentos. E ele acompanhará esta aplicação para que os serviços e obras sejam de boa qualidade. Com critério e transparência, vamos elaborar o regimento para as reuniões e audiências nas comunidades. Nosso governo estará no bairro ou na localidade, sem medo de dialogar. Pés no chão.
Vamos valorizar e oferecer estrutura para os Conselhos Municipais com uma Casa dos Conselhos e os coordenadores de participação. Isto permitirá o planejamento de ações, avançar em questões como a regulamentação do Plano Diretor, a otimização da estrutura pública a fim de oferecer mais e melhores serviços.
A segunda medida será a reavaliação das ações do município em relação ao enfrentamento da pandemia e seus reflexos na saúde e na economia. Campanha educativa, esclarecimento e adoção com maior eficácia dos protocolos de saúde para proteger a comunidade, sem prejudicar atividades econômicas importantes.
Iremos oferecer o auxílio do poder público àqueles que não estão conseguindo adaptar-se a esta nova realidade. Pequenas empresas em dificuldade e trabalhadores que estão sem renda terão o olhar prioritário do poder público. Importante no momento em que a pandemia, segundo se projeta, ainda vai perturbar a vida da comunidade em 2021 e cujas consequências serão sentidas por muito tempo.
Queremos construir com todos, cuidando da sua saúde e da economia. Vem com a gente!
Ricardo Agádio Kraemer – PT