Maratá terá pela primeira vez da sua história três candidatos à disputa majoritária nas eleições. Em 15 de novembro, a população marataense poderá escolher entre Gisele Adriana Schneider (REP) e Marcus Joner (PP), Miguel Henrique Broilo (PSL) e José Aparício Soares Villagra (PSL) ou Paulo Roberto Abraham (PTB) e Alexandre Dirceu Escher (PTB).
Paulo se propôs a concorrer ao lado de Alexandre por entender que Maratá precisa retomar um caminho de desenvolvimento. “Uma mudança é necessária para que a cidade volte a crescer. Ao lado do Alexandre Escher, tenho certeza que podemos fazer de Maratá a referência que era, levando qualidade de vida às pessoas e melhorando a autoestima dos marataenses”, afirma o candidato do PTB, partido que firmou coligação com o PL.
Em chapa pura do PSL, Miguel e Villagra têm como ideologia a busca por renovação. “Em toda sua história política Maratá sempre foi governada por dois grupos, que se revezam no poder. A criação de um caminho na política de Maratá começa a partir da necessidade de buscar projetos mais arrojados, sem cobrar posições política e, sim, pelo certo e pelo justo”, defende Miguel.
Gisele e Marcus, que estão numa coligação envolvendo Republicanos, Progressistas, PSDB e PSD, pretendem dar continuidade ao projeto de crescimento de Maratá, tendo como foco principal a gestão pública. “Fizemos muito pelo Município nos últimos anos. Todos conhecem o trabalho de gestão feito na secretaria municipal de Saúde e queremos projetar isso nas demais secretarias da Prefeitura”, comenta Gisele, que foi secretária de Saúde da atual gestão.
Quem são Gisele e Marcus
Gisele Adriana Schneider, 45 anos, é casada e tem dois filhos. Funcionária pública concursada, é formada em Administração Hospitalar e possui especializações em Direito Sanitário e Gestão em Saúde. Após passar por diversos setores do Executivo, assumiu como secretária municipal de Saúde em 2015, cargo que ocupou até junho deste ano.
Seu candidato a vice-prefeito, Marcus Jacó Joner, tem 51 anos, é casado e tem dois filhos. Ficou paraplégico após sofrer um acidente em 2005. Em 2007 entrou na Administração Municipal como gestor do programa Bolsa Família, sendo depois transferido para o setor de agendamento de consultas e exames da secretaria de Saúde. Foi eleito para vereador em 2016. É filho do ex-vereador e líder comunitário João Benno Joner.
Quem são Paulo e Alexandre
Paulo Roberto Abraham tem 60 anos, é casado e tem dois filhos. Atualmente trabalhando como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, o político já foi prefeito de Maratá por duas vezes (sendo eleito em 1996 e 2000), uma vez ocupou o cargo de vice-prefeito (de 2008 a 2012), foi vereador de Maratá por um mandato. Também teve mandato como vereador de Brochier do Maratá. Atuou, entre 2005 e 2007, na Casa Civil do Governo do Estado.
Seu candidato a vice-prefeito, Alexandre Dirceu Escher, tem 42 anos, é casado e tem um filho. Empresário do ramo do carvão vegetal e produtor rural, foi eleito vereador em 2016. Antes, no pleito de 2012, havia concorrido ao cargo e não havia sido eleito. É filho do ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário municipal Hilário Adão Escher.
Quem são Miguel e Villagra
Miguel Henrique Broilo tem 53 anos, é casado e tem uma filha. Foi eleito vereador por duas vezes, fazendo parte da legislatura atual e da de 2013 a 2016 . Atualmente está cursando o terceiro semestre do curso de Gestão Pública. Enquanto vereador realizou diversos cursos de especialização na área, como sobre licitações públicas, ouvidoria parlamentar e gestão pública.
Seu candidato a vice-prefeito, José Aparício Soares Villagra, tem 61 anos, é casado e tem três filhos e duas enteadas. Funcionário público aposentado, atuou em diversos órgãos, sendo a maioria deles ligado ao setor de segurança pública, área na qual possui especialização como brigadista de incêndio. O candidato também possui treinamento em segurança pública.