A revolução tecnológica em curso a partir da inteligência artificial, da automação e da interconectividade mergulhou o mundo em uma nova era, em que sistemas inteligentes e algoritmos avançados se tornaram motores da produtividade e da inovação humana. Nesse contexto de transformação em que a economia do futuro se desenvolve, o poder público tem papel decisivo para fomentar um ambiente de disrupção e criatividade para aproveitar as oportunidades que surgem.
Promovemos pela terceira vez o South Summit Brazil em Porto Alegre, evento que antecipa as rotas de transformação do mundo e já consolidou o Rio Grande do Sul como polo internacional de inovação. Uma ação que coloca nosso Estado um passo à frente para inserção nessa nova economia de alta produtividade.
Com a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento, o Estado criou as condições para termos em solo gaúcho, pelo menos até 2027, o South Summit Brazil como canal privilegiado e efervescente de impulso ao ecossistema local no caminho do crescimento organizado e sustentável, multiplicando o fomento às startups. Isso permite que possamos direcionar os interesses da sociedade e até mesmo a formação de mão de obra para o que a nova economia está mais demandando em termos de capacidades, habilidades e competências.
Pelo ranking do Centro de Liderança Pública, estamos em 1º lugar na promoção de empreendimentos inovadores e somos o 2º Estado mais inovador do Brasil. No ano passado, entre programas para alavancar a produção tecnológica, como os semicondutores, e inovação aplicada a áreas como saúde e agronegócio, além de bolsas para qualificação de pesquisadores, atingimos o investimento recorde de R$ 131,9 milhões na área.
Um estudo do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do RS apontou percepção positiva unânime entre líderes de startups quanto à capacidade do South Summit em desenvolver mercados, gerar visibilidade e proporcionar networking para negócios. E nosso Observatório da Inovação, que reúne dados sobre o tema em território gaúcho e acaba de receber premiação nacional, vai ampliar as possibilidades de conexão para o crescimento articulado de empreendimentos, aliado à Rede Startup RS, mapeamento de empresas lançado no South Summit 2023.
São conquistas que reforçam que estamos no caminho certo ao preparar o Estado para o que está por vir e que o South Summit Brazil se tornou pilar essencial da nossa ponte para o futuro. Conectar cada vez mais o Rio Grande do Sul e, principalmente, a sua juventude a essa nova economia é garantir que tenhamos um futuro mais dinâmico, próspero e sustentável.