Entre as opções está o posto de identificação localizado em São Sebastião do Caí, onde 70% dos atendimentos realizados no local são de montenegrinos
O fechamento do posto de identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Montenegro, há mais de quatro meses teve impacto no serviço de confecção de carteira de identidade em São Sebastião do Caí. O posto da cidade vizinha é uma alternativa mais próxima para os montenegrinos que precisam fazer a primeira ou nova via do documento. Conforme a servidora municipal responsável pelo atendimento no local, Liana Maria Führ, 70% da demanda é por moradores de Montenegro.
Ela acrescenta que as fichas para atendimentos foram ampliadas de 20 para 30 por dia devido ao aumento da procura. Esse é o número disponibilizado de segunda a quinta-feira, sendo 15 pela manhã e 15 à tarde. Na sexta-feira, são 15 fichas porque o expediente é reduzido, encerrando às 13h. Desde que as atividades do posto de identificação foram suspensas, no dia 27 de julho, os montenegrinos precisam se deslocar a outras cidades.
Em princípio, essa medida é temporária e a retomada que está sendo cogitada é através de parceria entre o Município e o IGP. Em São Sebastião do Caí, por exemplo, o posto funciona no prédio da Prefeitura, na rua Pinheiro Machado, 562, no Centro, e Liana é oficial administrativa do Município. Para quem buscar esse posto, não há agendamento eletrônico e o funcionamento é das 7h30min às 12h, e das 13h15min às 16h30min, de segunda à quinta e, nas sextas-feiras, das 7h30min às 13h. Liana frisa, no entanto, que o ideal é chegar no início do expediente para conseguir ficha. Ela esclarece também que a carteira de identidade tem validade de 10 anos.
Os montenegrinos também podem recorrer a postos de identificação em outras cidades, entre as quais Porto Alegre. No portal www.tudofacil.rs.gov.br é possível fazer o agendamento eletrônico para fazer a carteira de identidade em alguns municípios. Nesse espaço há também informações mais detalhadas sobre o assunto. Confira algumas informações disponibilizadas no endereço eletrônico.
Carteira de Identidade
Agendamento
Nas unidades do TudoFácil e em alguns postos de identificação do Instituto Geral de Perícias, o dia para atendimento pode ser agendado pela internet, acessando www.tudofacil.rs.gov.br, e clicar em “carteira de identidade”.
Cidades em que há agendamento eletrônico: Porto Alegre, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, Sao Leopoldo, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria
Valores
A primeira via é gratuita; para a segunda, há taxa de R$ 65,88, mas é gratuita para maiores de 65 anos e para vítimas de roubo com apresentação do Boletim de Ocorrência. Na segunda via há opção por modalidade expressa, o valor é de R$ 85,65.
Prazos
Normal, em postos de identificação da Capital e Região Metropolitana, é de 12 dias úteis. Na modalidade expressa, é de 3 horas no Posto de Identificação Azenha, em Porto Alegre, se o pagamento for feito até as 13h30min (após este horário, entrega no próximo dia útil). Esse prazo de entrega sobe para até cinco dias úteis no TudoFácil do Centro, Zona Norte e Zona Sul de Porto Alegre, e nos demais postos de identificação do interior.
Carteira Expressa
A emissão de carteiras de identidade, com modalidade expressa, foi supensa temporariamente no Estado. Conforme o IGP, a previsão de retorno é na próxima segunda-feira, 10. A medida se dá em virtude de manutenção de sistema e implementação de um novo servidor, que aumentará a capacidade de processamento na confecção das carteiras de identidade.