Fundado em 22 de janeiro de 1993, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maratá está comemorando 31 anos. O evento de aniversário da entidade foi realizado na noite da última sexta-feira, 16, na Sociedade Maratá, reunindo agricultores, moradores e autoridades.
Na abertura, o presidente Celso Kirsten destacou a trajetória de luta em defesa dos direitos dos agricultores familiares, as diversas ações desenvolvidas nas comunidades rurais e os projetos que estão em execução, como a disponibilização de maquinário para os produtores através de uma parceria com o Município. A noite de celebração ainda contou com uma janta de confraternização com os associados.
Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maratá também desempenha um papel importante na compra de citros e venda de insumos para os produtores. O agricultor Frederico Kirst, 73, é sócio desde 1993 e afirma que a entidade também presta um serviço relevante na aposentadoria. “A gente é muito bem atendido aqui, eu lembro que eles me ajudaram na minha aposentadoria. Levei todos os talões e foi mais fácil organizar tudo com a ajuda do pessoal do Sindicato”, comenta.
O momento também foi de relembrar as dificuldades enfrentadas ao longo dos 31 anos da entidade. Kirsten destaca que em 2001 o Sindicato chegou a fechar por nove dias devido a problemas financeiros. “Na época eu fui eleito presidente provisório por seis meses, depois fizemos uma chapa e ganhamos novamente. Foi um período muito difícil, porque tivemos que vender a nossa sede e trabalhar de aluguel por muitos anos”, comenta. Em 2014 a entidade voltou a ter sede própria, uma conquista que é celebrada pelos agricultores associados e pela diretoria.