Plano prometia reabertura em janeiro. Hoje, Prefeitura não se arrisca a dar nova data para funcionamento do espaço
O Ginásio Normélio Petry (Azulão), no Parque Centenário, está fechado para a comunidade desde meados do ano passado. Neste período, ele esteve interditado por um tempo devido a problemas na fiação do prédio. Após uma força-tarefa para correção da situação – impulsionada pela necessidade de abrigo para os prejudicados pelas enchentes – o local foi liberado da interdição, mas seguiu fechado para receber alguns reparos. Assim ele segue até hoje. Não há data oficial para reabertura.
Dos reparos citados para a liberação, estavam melhorias na quadra, no telhado e nas janelas. Em reportagem publicada pelo Jornal Ibiá em julho de 2017, a promessa da Diretoria Municipal de Desporto era reabrir o Azulão em até 60 dias, caso o clima contribuísse. Em setembro, então, em nova reportagem, foi reforçado o prazo, que chegaria em quinze dias. Ele não chegou. Sem liberação, o Jornal voltou a entrar em contato em dezembro. A nova data foi anunciada para a segunda quinzena de janeiro, mas, ainda hoje, o Ginásio está fechado.
De acordo com o Diretor de Desporto, Sidnei das Chagas Souza, o que tranca a liberação, atualmente, é o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Sem ele, não há liberação de alvará de bombeiros e o espaço não pode ser reaberto. Sidnei acrescenta que, além da documentação, alguns reparos ainda são necessários, principalmente no telhado e em pontos da parte interna.
“A Secretaria Municipal de Educação e Cultura já encaminhou aos responsáveis uma solicitação de análise técnica para providenciar os orçamentos e assim resolver paliativamente essa situação”, coloca. Ele não esclarece, no entanto, o porquê, depois de tanto tempo, a solicitação de análise para reparos ter sido feita só agora.
Com isso, não há nova previsão de data para a reabertura. O Diretor explica que a demora na elaboração do PPCI deu-se porque os profissionais responsáveis precisaram se atualizar, em curso em Porto Alegre, sobre as mudanças na legislação vindas com a Lei Kiss, sancionada no início do ano passado. Seguindo as novas regras, o documento do PPCI foi protocolado para análise do Corpo de Bombeiros na semana passada. O anterior venceu em dezembro.