Há décadas, entidade promove grandes feitos para a cidade
Há 72 anos, no dia 22 de abril, um grupo de líderes comunitários em Montenegro uniu-se sob a bandeira do Rotary Club, com um objetivo claro em mente: servir. Desde então, o Rotary Club Montenegro tem sido uma força vital na comunidade, trabalhando incansavelmente para melhorar as vidas dos menos afortunados e promover a paz e a compreensão mundial.
Fundado em 1952, o Rotary Club Montenegro tem uma longa história de serviço humanitário e projetos comunitários. Desde a ajuda a famílias necessitadas até a promoção da educação e da saúde, os rotarianos de Montenegro estão sempre prontos para atender às necessidades locais. Neste ano, também ocorreu um marco importante para o Rotary Internacional: sua celebração de 119 anos. As áreas de atuação do Rotary são a paz e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico e comunitário e meio ambiente.
Segundo o atual vice-presidente, Perpétuo Mariense de Lemos, o Rotary Club Montenegro construiu as suas sete décadas de história através do empenho revertido em ações em prol da comunidade. Dentre elas, destaca-se a instalação da primeira sinaleira de trânsito em Montenegro, na rua Ramiro Barcelos; reestruturação do Aeroclube da cidade; construção dos pavilhões da Sociedade e Abrigo Pão dos Pobres, com auxílio da comunidade; as ações de combate à Paralisia Infantil, a participação na construção da capela mortuária da Vila Esperança e no prédio da hidroterapia da Apae; nas reformas das creches dos bairros Cinco de Maio e Panorama; na construção do novo pavilhão do Abrigo Menino Jesus de Praga; doação da louça sanitária da Fazenda Recreo e envio de estudantes para intercâmbios no exterior, dentre inúmeras ações de doações de roupas, alimentos, materiais escolares e outros itens.
À medida que o Rotary Club Montenegro celebra seu 72º aniversário, é uma oportunidade para reconhecer e homenagear os inúmeros rotarianos que dedicaram seu tempo, energia e recursos para tornar o mundo um lugar melhor. Seu espírito de serviço e sua dedicação à causa humanitária são um testemunho do poder da bondade e da generosidade para transformar vidas e comunidades. Atualmente, o Rotary Club de Montenegro conta com 12 integrantes e está em busca de novos sócios. Para participar, demonstre seu interesse para o próprio vice-presidente, Perpétuo, através do número (51) 9 9269-1601.

Rotary mais aberto e voltado ao comunitário
Nestor Tenn-Pass, 76, é integrante do Rotary há 48 anos. Ele conta que ao chegar em Montenegro, em 1974, já havia participado de reuniões em São Paulo e sabia o trabalho da instituição. Foi o Dr. Ubirajara Resende Mattana que o convidou para fazer parte da história do Rotary em Montenegro e assim, o convite foi muito bem aceito. O rotariano conta que ao entrar, em 1976, o grupo era algo bastante fechado, o que mudou para os dias de hoje. “Também sempre tinha o lema “ensinar a pescar e não dar o peixe”.
Com o passar do tempo, o mundo foi evoluindo e as coisas comunitárias também, então foi tendo uma outra ênfase. Hoje a gente faz bastante projetos assistenciais muito envolvido na situação comunitária”, explica. Conforme ele o grupo está muito mais aberto do que na época e as ações também são totalmente destinadas a órgãos da comunidade, como asilos e creches. “Olhando para o futuro vislumbro um horizonte cheio de esperanças e um terreno fértil para continuarmos a lançar nossa semente em favor da prosperidade da comunidade, da paz entre os homens e do amor com o nosso próximo”, conclui.