Reta final do ano traz esperança para o comércio

Expectativa é alta com as datas comemorativas próximas. Período também é de geração de empregos na cidade

Com a entrada de outubro, chegamos na reta final do ano de 2018 e o comércio local já se anima com as boas perspectivas de venda destes últimos três meses do ano. Do já próximo Dia das Crianças, passando pela Black Friday e chegando no Natal, as expectativas de faturamento estão em alta e já há busca por contratação de funcionários temporários para esse período.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montenegro estima que as lojas aumentem em 20% o seu quadro de funcionários. “Precisaremos de mais mão de obra especializada nesse fim de ano, por isso pretendemos contratar esses 20% a mais, com possibilidade de 7% do total ser efetivado”, destaca o presidente da entidade, Tiago Feron. As empresas, com isso, devem ampliar seus horários de funcionamento.

Gerente de loja de vestuário, Janaina Costa Araújo conta que deve contratar até sete novos funcionários para atuarem no estabelecimento

Gerente em loja de vestuáro, Janaina Costa Araújo conta que a empresa já iniciou a busca pelos novos empregados. De cinco a sete novas pessoas estão para ser selecionadas para começar a trabalhar no início de novembro. “A expectativa de vendas estão muito boas. Dezembro é o mês que mais vende e a busca é sempre crescer mais do que no ano anterior”, destaca. Aos poucos, o estoque já vem sendo atualizado em volume redobrado desde o mês passado.

Há oito anos na gerência em Montenegro, a profissional observa que o consumidor está mais cauteloso e buscando melhores condições de pagamento. É o que também observa o vendedor Marco Antônio Lermen, que trabalha em uma loja de eletrônicos no Centro. “O pessoal pesquisa muito. Por causa de um real, ele já não compra. Então tem que bater o preço”, observa.

Marcos e os colegas já se preparam para o movimento intenso na “finaleira” de 2018. “Nesse mês começa e aí vai até dezembro”, aponta. No estabelecimento, o destaque segue nos smartphones e nos televisores, que seguem como os produtos mais buscados do segmento neste ano.

Luan Tavares de Souza e Renata Nicole Schneider já se preparam para o movimento intenso do período

Movimento segue de outubro até fevereiro
Renata Nicole Schneider e Luan Tavares de Souza trabalham em uma loja de brinquedos, papelaria e artigos para casa. Ela é auxiliar administrativa e ele é caixa mas, neste período, todo mundo faz de tudo na empresa.

Para semana que vem, no Dia das Crianças, eles e os colegas já planejam uma “Quinta Maluca”, com todos fantasiados para atrair os pequenos. “A expectativa é de a gente vender sempre o máximo que puder”, diz Renata.

Nestas datas – e com foco maior do Natal, que é a data em que a venda é superior – todos pegam juntos no atendimento. “É uma força-tarefa. Os donos, os gerentes, todo mundo se une”, destaca Luan. Enquanto o foco maior é o brinquedo em outubro, o estoque dos artigos de decoração e presentes já vem sendo atualizado desde agosto para as vendas de dezembro.

Como a empresa também trabalha com material escolar, o período de alta já emenda com janeiro e fevereiro. “Ali já começa o material. O pessoal até tem vindo mais cedo e nos pegou de surpresa em janeiro deste ano”, conta Renata.

EM 2018, Sílvia Cristina Machado passou de dona de casa para empresária. A expectativa da comerciante é grande para esse final de ano

Dezembro com um gostinho todo especial
Quem conta os dias para a chegada de dezembro é a empresária Sílvia Cristina Machado. Ela era dona de casa e, neste ano, comprou, com a família, uma loja de chocolates e artigos de festas que já existia e estava para fechar. “Demos um pulo nessa crise”, avalia. “Estamos com a expectativa bem alta para o final do ano”.

Em conversa com os donos anteriores, Sílvia já está preparada para dias de movimento, onde o que mais sai são os preparos de panetone e sorvete. Empreendedora, ela acredita que contratará mais um funcionário para ajudar no período. “Acredito que vamos pegar uma menina que dê uma ajuda. Isso é bom. O povo de Montenegro ta precisando de emprego e a cidade está precisando crescer”, destaca.

Tiago Feron, presidente do CDL

CDL estima crescimento de 5% nas vendas
Um levantamento de expectativa de vendas feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas apontou a previsão de crescimento médio de 5% nas vendas para o Natal de 2018. A pesquisa demonstra um mercado mais otimista, mesmo com o cenário econômico ainda incerto no país.
“O Natal é a data mais positiva do ano para o varejo. A tradição do Natal é muito forte entre os brasileiros. Para 2018, acreditamos numa ligeira melhora, mesmo sabendo de toda a influência da economia no país”, destaca o presidente, Tiago Feron.

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