Expectativa é alta com as datas comemorativas próximas. Período também é de geração de empregos na cidade
Com a entrada de outubro, chegamos na reta final do ano de 2018 e o comércio local já se anima com as boas perspectivas de venda destes últimos três meses do ano. Do já próximo Dia das Crianças, passando pela Black Friday e chegando no Natal, as expectativas de faturamento estão em alta e já há busca por contratação de funcionários temporários para esse período.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montenegro estima que as lojas aumentem em 20% o seu quadro de funcionários. “Precisaremos de mais mão de obra especializada nesse fim de ano, por isso pretendemos contratar esses 20% a mais, com possibilidade de 7% do total ser efetivado”, destaca o presidente da entidade, Tiago Feron. As empresas, com isso, devem ampliar seus horários de funcionamento.

Gerente em loja de vestuáro, Janaina Costa Araújo conta que a empresa já iniciou a busca pelos novos empregados. De cinco a sete novas pessoas estão para ser selecionadas para começar a trabalhar no início de novembro. “A expectativa de vendas estão muito boas. Dezembro é o mês que mais vende e a busca é sempre crescer mais do que no ano anterior”, destaca. Aos poucos, o estoque já vem sendo atualizado em volume redobrado desde o mês passado.
Há oito anos na gerência em Montenegro, a profissional observa que o consumidor está mais cauteloso e buscando melhores condições de pagamento. É o que também observa o vendedor Marco Antônio Lermen, que trabalha em uma loja de eletrônicos no Centro. “O pessoal pesquisa muito. Por causa de um real, ele já não compra. Então tem que bater o preço”, observa.
Marcos e os colegas já se preparam para o movimento intenso na “finaleira” de 2018. “Nesse mês começa e aí vai até dezembro”, aponta. No estabelecimento, o destaque segue nos smartphones e nos televisores, que seguem como os produtos mais buscados do segmento neste ano.

Movimento segue de outubro até fevereiro
Renata Nicole Schneider e Luan Tavares de Souza trabalham em uma loja de brinquedos, papelaria e artigos para casa. Ela é auxiliar administrativa e ele é caixa mas, neste período, todo mundo faz de tudo na empresa.
Para semana que vem, no Dia das Crianças, eles e os colegas já planejam uma “Quinta Maluca”, com todos fantasiados para atrair os pequenos. “A expectativa é de a gente vender sempre o máximo que puder”, diz Renata.
Nestas datas – e com foco maior do Natal, que é a data em que a venda é superior – todos pegam juntos no atendimento. “É uma força-tarefa. Os donos, os gerentes, todo mundo se une”, destaca Luan. Enquanto o foco maior é o brinquedo em outubro, o estoque dos artigos de decoração e presentes já vem sendo atualizado desde agosto para as vendas de dezembro.
Como a empresa também trabalha com material escolar, o período de alta já emenda com janeiro e fevereiro. “Ali já começa o material. O pessoal até tem vindo mais cedo e nos pegou de surpresa em janeiro deste ano”, conta Renata.

Dezembro com um gostinho todo especial
Quem conta os dias para a chegada de dezembro é a empresária Sílvia Cristina Machado. Ela era dona de casa e, neste ano, comprou, com a família, uma loja de chocolates e artigos de festas que já existia e estava para fechar. “Demos um pulo nessa crise”, avalia. “Estamos com a expectativa bem alta para o final do ano”.
Em conversa com os donos anteriores, Sílvia já está preparada para dias de movimento, onde o que mais sai são os preparos de panetone e sorvete. Empreendedora, ela acredita que contratará mais um funcionário para ajudar no período. “Acredito que vamos pegar uma menina que dê uma ajuda. Isso é bom. O povo de Montenegro ta precisando de emprego e a cidade está precisando crescer”, destaca.

CDL estima crescimento de 5% nas vendas
Um levantamento de expectativa de vendas feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas apontou a previsão de crescimento médio de 5% nas vendas para o Natal de 2018. A pesquisa demonstra um mercado mais otimista, mesmo com o cenário econômico ainda incerto no país.
“O Natal é a data mais positiva do ano para o varejo. A tradição do Natal é muito forte entre os brasileiros. Para 2018, acreditamos numa ligeira melhora, mesmo sabendo de toda a influência da economia no país”, destaca o presidente, Tiago Feron.