Já não é surpresa que o planeta Terra está cada vez mais poluído e sujo. A produção de lixo, atualmente, impacta diretamente sobre essa questão. Em uma década, o País viu a produção de resíduos sólidos urbanos crescer 11%, passando de 71,2 milhões de toneladas por ano em 2010 para 79 milhões em 2020, dado mais recente. A melhor maneira de reduzir a quantidade de resíduos em geral é reduzindo a quantidade de lixo doméstico. Muitas pessoas se enganam achando que a tarefa é difícil, mas pode ser mais simples do que parece. Para minimizar o acúmulo de resíduos e a crescente poluição decorrente do descarte incorreto dos mesmos, comece fazendo a sua parte.
Antes das dicas, lembre-se da política dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Primeiramente, se não precisar no momento, não compre. Não gere mais lixo desnecessário. Se algo antigo que não serve mais para a sua função original, pense se o item não pode ser reutilizado para outro fim. Por último, mas não menos importante, tudo que puder fazer para reciclar, faça!
Sacola ecológica
Um dos principais itens ainda utilizados em larga escala é a sacola plástica. Que tal adquirir uma sacola retornável? Geralmente em mercados ou bazares, você pode adquirir a sua com tamanho e estampa de sua escolha. Além de ajudar o meio ambiente, essas sacolas não têm custo tão elevado e pode durar um longo tempo.

Roupas velhas ou estragadas
Não tem como utilizar mais aquela peça de roupa por algum motivo? Não necessariamente o item precisa ir direto para o lixo. Se o problema for tamanho ou por não fazer mais parte do seu estilo, a primeira opção é a doação para alguém que vá utilizar bem a peça. Se o caso for de estrago, não se preocupe, também tem solução. Utilize-a como cobertor para os animais de estimação. Quem sabe, até para uma roupinha nova. Ainda, se não tiver pets em casa, não tem desculpa: utiliza o item como pano de limpeza para a casa. Toalhas de banho e rosto também entram nessa.

Meia-calça furada?
Essa é uma dica mais específica e muito interessante encontrada no Instagram da Natália Fontoura, @aambientalia. Com apenas uma meia-calça furada e uma tesoura você pode ajudar o meio ambiente e ao mesmo passo ganhar uma (ou várias) borrachinhas de cabelo. Pegando a meia pelo pé, corte uma tira e sim, somente isso. Use a criatividade na hora de reutilizar, porque até uma meia-calça furada tem outra utilização.

Utilize bem os alimentos
Sim, desperdício de comida também gera mais lixo. Além de sempre cozinhar na medida, sem extravagâncias, alguns talos, cascas e folhas de alimentos que geralmente vão direto para a lata do lixo podem sim ser utilizados e reduzir a produção de resíduos. Utilize para sucos, saladas e até molhos. Folhas de beterraba e cenoura, talos de brócolis, casca de laranja entre outros são só alguns dos exemplos de utilização. Outra dica valiosa é o uso da borra de café. Para quem tem quintal, utilize a borra como fertilizante. Porque não? Suas propriedades ajudam nessa tarefa.

Garrafas
Essas também podem se tornar outro objeto. As garrafas pet, por exemplo, cortando os bicos, laterais ou até mesmo os fundos, podem se tornar facilmente vasos de plantas e flores. Mas também há quem utilize as garrafas de vidro para o mesmo fim. Use a criatividade e decore com itens que já tenha em casa. Não para por aí. Se ainda não gostou das opções, que tal um abajur? Cada vez mais tendência, a garrafa de vidro têm sido utilizada juntamente com um pisca-pisca como uma luminária. E nem sempre é preciso tirar o rótulo. Muitas vezes, quando a garrafa era utilizada originalmente como frasco de bebidas de marcas famosas, deixá-lo dá um charme a mais. Estiloso, né? Você economiza, ajuda o meio ambiente e ainda vai ter um item decorativo que é a sua cara.
Potes de vidro
E o Instagram da Natália traz mais uma super dica. O que fazer com potes de vidro que armazenavam alimentos? Potes como de geléia ou pepino podem servir para acondicionamento de outros alimentos perecíveis ou até mesmo sobras da refeição ou molhos. Outra boa opção é utilizar esses potes para fazer salada e deixar em conserva. Além disso, também pode servir como decoração em geral ou até mesmo para guardar brinquedos ou outros itens.
