Refresco. Das 10h às 19h público aproveitou a descida de 150 metros para se divertir e amenizar a alta temperatura
O “Super Toboágua Mombach” não poderia ter ocorrido em dia mais propício. Numa tarde em que a sensação térmica passou dos 40 graus, os participantes do evento puderam se refrescar enquanto desciam os 150 metros do toboágua, instalado em frente à Escola A.J Renner. Se subir à lomba sob sol forte era difícil, a descida fazia fazer o sacrifício.

Segundo o empresário responsável por trazer a atração à Montenegro, Jaime Büttenbender, apesar do dia de calor intenso, o número de participantes foi inferior ao esperado. Eles podiam comercializar até 1.400 ingressos, mas a estimativa é que cerca de 800 pessoas participaram. A organização da promoção trazida por New Games e Mombach Supermercados era elogiada por quem estava na fila, que era ágil e permitia a todos participarem da brincadeira. “Colocamos o máximo de 200 pessoas por hora, para que todos conseguissem se divertir”, explica Jaime Büttenbender.

E como se divertiram. Ester Campello da Silva, que comemora 11 anos hoje, foi com o pai, Vilson Hoffmann da Silva, ao evento. Foi uma comemoração de aniversário diferente. “É muito legal”, resume ela. “A subida é difícil, mas a descida compensa todo o esforço”, complementa o pai. É uma sensação diferente de qualquer outra. “Em parque aquático você tem toboágua, mas é muito diferente”, compara Vilson Hoffmann da Silva.

Anieli Santos, de 15 anos, foi com o pai e o namorado participar. Eles, porém, resolveram ficar só olhando enquanto ela encarava o desafio. “É muito divertido. Desce bem rápido e nesse dia quente é ótimo”, diz Anieli.
A maior parte das pessoas estava em grupo de amigos, que aproveitavam a diversão entre bóias e jatos d’água. “É algo legal e diferente para a cidade. Anima o pessoal”, comenta Diego Moreira, que aproveitou a atração junto dos amigos. “E está bastante seguro e organizado”, elogia Alexandre Machado.


Água utilizada no evento não era da rede da cidade
Enquanto o toboágua animava os participantes, alguns bairros da parte mais alta da cidade sofriam com o desabastecimento de água. E houve quem creditasse ao evento a falha de abastecimento. Porém, a água do Super Toboágua era de um caminhão-pipa. “Ao final do evento, a água será recolhida pelo caminhão novamente e recolocada na estação de tratamento em Porto Alegre”, esclareceu Jaime Büttenbender.
A falta d’água ocorreu devido a um rompimento na rede adutora de 300 milímetros localizada na rua Apolinário de Moraes. Segundo a técnica em Química da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Montenegro, Cristiane Costa, a falta de água atingiu os bairros Santo Antônio, Panorama e Centenário. O conserto teve início às 10h, mas só durante a noite o abastecimento seria regularizado.