Segundo lugar ficou com projeto que prevê o aumento da capacidade das rodovias regionais com construção de ponte
O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Caí anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 6, os projetos mais votados pela população da região na Consulta Popular deste ano. Ficou em primeiro lugar o projeto de criação de redes de cooperação para preservação de água com a implantação de açudes e compra de cisternas para irrigação das propriedades produtivas nos Municípios do Vale do Caí, com 1.448 votos. O segundo projeto mais votado, escolhido por 1.323 eleitores, é o que prevê o aumento da capacidade das rodovias regionais com elaboração do anteprojeto construção da ponte ligando o Vale do Caí à Serra Gaúcha.
O projeto mais votado entrará no orçamento do Estado em 2021, com o valor de R$ 342.857,15. O Corede ressalta que terão direito ao recurso os cinco Municípios que maior votação fizeram neste projeto e que também tiveram mais de 2% da sua população participando da Consulta Popular. De acordo com os dados divulgados, esses Municípios são: Maratá (311 votos), Salvador do Sul (215), São Vendelino (70), São José do Hortêncio (65) e São Pedro da Serra (44).
O segundo projeto mais votado tem sua execução condicionada à receita do Estado, também tendo um valor de R$ 342.857,15, e só deve ser efetivado em 2022. O projeto de implantação de usina asfáltica regional que atenda aos Municípios do Vale do Caí para manutenção das estradas vicinais recebeu 558 votos e ficou de fora dos contemplados.
Apesar de a região ter atingido o percentual mínimo de 2% de votação, houve Municípios do Vale do Caí que não atingiram esse patamar. É o caso de Montenegro, onde a participação foi de 1,42%. Com isso, o Município foi considerado desclassificado para participar do recebimento da verba do projeto mais votado. O maior percentual de votação foi registrado em Maratá, onde 14,12% dos votantes participaram da Consulta Popular. O menor índice foi registrado em Capela de Santana, onde 0,62% da população participou da Consulta Popular.
Votação foi baixa em todo o Estado
De acordo com a secretaria estadual de Governança e Gestão Estratégica, 153.711 gaúchos votaram na Consulta Popular deste ano. Em 2019, foram 253.832 votos, ou seja, 100 mil votos a mais. Na votação deste ano, o Vale do Caí atingiu um total de 3.330 votantes.
Para a diretora de Desenvolvimento Regional da secretaria estadual de Governança e Gestão Estratégica, Bruna Blos, a participação dos gaúchos foi satisfatória. “Não podemos esquecer que há um contexto atual onde há um baixo interesse por participar de políticas públicas e eleições de modo geral. Na última eleição, em 2018, tivemos quase 30 milhões de pessoas que não votaram. Essa é a realidade”, comenta.
Bruna destaca, ainda, que a pandemia do novo coronavírus também prejudicou a votação. “Tivemos que fazer o pleito 100% virtual. Para evitar aglomerações, não foi possível votar presencialmente. Em muitas cidades do interior, era tradicional a votação nas sedes dos Coredes ou associações. Isso também influenciou na redução do número de votos”, observa.