A Administração Municipal de Montenegro vai abrir 14 novos açudes em propriedades rurais de sete localidades do interior. O serviço será realizado com recursos próprios, num investimento que deve alcançar cerca de R$ 150 mil. Aos agricultores contemplados, a única despesa prevista é o pagamento de uma taxa de 90 URM’s – R$ 376,00 – para emissão da Autorização Ambiental pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) na tarde dessa terça-feira, dia 9.
De acordo com o chefe do Executivo, a iniciativa visa preencher uma lacuna deixada pelo Governo do Estado. É que a Prefeitura havia se credenciado junto ao governo estadual no programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural” entre fevereiro e março deste ano. Os produtores, agora contempladas, já haviam se cadastrado na época para serem contemplados no projeto, mas as obras acabaram não sendo realizadas.
A abertura dos açudes tem o objetivo de expandir a prática da irrigação e evitar perdas na produção primária durante a ocorrência de estiagens como as registradas neste ano e no ano passado. “Com os reservatórios para armazenar a água das chuvas, a irrigação acabará funcionando como uma espécie de seguro, garantindo maior estabilidade no retorno dos investimentos”, disse o prefeito Zanatta. A proposta é ter os açudes prontos antes da chegada do Verão.
Os produtores contemplados:
– Adão Santos e Silva, de Fortaleza
– Alisson Kranz, de Vapor Velho
– André Luiz Schneider, de Santos Reis
– Douglas Felipe Maurer, de Santos Reis
– Izana Terezinha Diogon, de Santos Reis
– Maique Konrad Kochenborger, de Lajeadinho
– Norberto Jorge Haas, de Vapor Velho
– Paulo Roberto Silva do Rio, de Passo da Serra
– Ricardo Renato Weber, de Santos Reis
– Alceu Ari Henz, de Santos Reis
– Anderson Hoffmann, de Santos Reis
– Janquiel Fernando Ulrich, de Lajeadinho
– Alisson Samuel de Mello, de Campo do Meio
– Fabiano Gustavo Viegas, de Calafate