R$ 126 mil foram investidos na compra de 30 novas paradas, as antigas serão instaladas em locais em pior situação
A secretaria municipal de Obras Públicas, através da Diretoria de Transporte e Trânsito, de Montenegro está coordenando o trabalho de substituição dos abrigos. O investimento, que contempla a aquisição e a instalação dos novos abrigos, custou cerca de R$ 126 mil, parte oriunda do que a Viação Montenegro (Vimsa) paga ao Município pelo direito de prestar o serviço de transporte coletivo. A instalação dos novos abrigos está prevista para ter início está semana. Em alguns pontos da cidade, as antigas armações já foram retiradas e agora os usuários aguardam pela colocação das estruturas.
O modelo a ser instalado possui estrutura de ferro reforçado, proteção contra chuva e bancos maiores que os tradicionais. Eles também têm dimensões mais amplas que os já existentes e oferecem acessibilidade. Ao todo, serão instaladas trinta novas unidades na área central da cidade, em pontos já existentes.
Com a implantação das novas unidades no Centro, os antigos abrigos serão realocados para os bairros e interior do município. Segundo o Diretor de Transporte e Trânsito, Airton Vargas, as unidades existentes passarão por reparos e manutenções antes do novo destino. A imagem dos novos abrigos ainda não foi divulgada pela Prefeitura.
Por enquanto, é torcer para a chuva ir embora
Um dos abrigos já retirados da zona central fica em frente a um Centro de Formação de Condutores. “É muito ruim para o pessoal que vem fazer aula e precisa esperar o ônibus”, comenta o operador de máquinas Isaias da Silva, de 25 anos.

“Muita gente tem que ficar na chuva. Pior ainda para quem tem criança pequena”, observa ele. Onde também haverá substituição de abrigo é no bairro Timbaúva. Um dos pontos fica localizado na rua Torbjorn Weibull, próximo ao Clube Grêmio Gaúcho. Em janeiro deste ano, o Jornal Ibiá mostrou a falta de manutenção no abrigo. “É uma vergonha. É difícil dizer o que é pior nessa parada, se enfrentar o sol ou a chuva. A situação é precária”, comentou na época Sílvia Souza, 53 anos.

Nos bairros da cidade, a demanda por paradas de ônibus começará a ser atendida
Após vários apelos dos moradores, o abrigo da rua das Margaridas, no bairro Estação, será substituído. Com a estrutura visivelmente comprometida, o local recebe diversos passageiros que aguardam o transporte público. “Eu tenho medo pela segurança dos estudantes que pegam o transporte escolar aqui. Não tem condições para as crianças ficarem aqui embaixo”, comenta a moradora, desabafa a costureira Inês Dorneles.

A Prefeitura diz que pretende padronizar os abrigos. Conforme o diretor, Airton Vargas, a Administração Municipal estuda a padronização dos abrigos de ônibus e táxis, o que resultará em melhores condições para os usuários. Montenegro conta com 220 pontos de embargue e desembargue, destes, 120 com abrigos. A prioridade de instalação dos mesmos é definida pelo número de embarque.