Foi aberto oficialmente nesta semana o programa de castração animal de Montenegro. A iniciativa da Prefeitura visa atender cães e gatos de rua e de famílias carentes que não tenham condições de custear as cirurgias. O Município pagará o total de dez castrações, com identificação de microchip, por mês.
Para participar, no caso de animais que sejam de rua, ainda é preciso que alguém se responsabilize em levar a demanda ao poder público. Isso pode ser feito junto à secretaria municipal de Meio Ambiente, na rua Apolinário de Moraes, 1.705, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, de segunda à sexta. No local, é preciso apresentar uma foto do animal em meio digital e colocar onde ele normalmente se encontra. Será, então, preenchido um formulário e agendado horário junto a uma das duas clínicas credenciadas no programa. É esse responsável que precisa levar o animal na clínica na data e horário estipulados.
Para o caso de animais de famílias carentes, é prevista a prestação do serviço para aquelas inscritas no Bolsa Família ou no Programa de Prestação Continuada, com renda per capta de até um quarto de salário mínimo. Da mesma forma, é preciso se dirigir à secretaria de Meio Ambiente apresentando documento de identificação e a Folha Resumo do CRAS com até três meses de validade. Também caberá ao tutor levar seu animal para a cirurgia na data agendada.
O programa de castrações estava previsto para começar, na gestão atual, ainda no ano passado. Primeiro não se conseguiu os valores base ideais para, junto às clínicas, montar o edital de chamamento. Após, com edital feito, ele chegou a ser lançado no início do ano, mas acabou deserto em meio ao início da pandemia. Foi relançado em agosto, teve o prazo prorrogado por um mês e, então, foi concluído com duas clínicas habilitadas a prestarem o serviço. A castração é vista como uma das principais alternativas para resolver o problema da proliferação de animais de rua.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones 3649-1829 ou 3649-5678.