Qualidade da água do Baixio é considerada imprópria para banho. Placas orientando a população foram instaladas
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente providenciou ontem a colocação de placas de alerta sobre a situação das águas do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o “Baixio”. O local é impróprio para banho e, portanto, não é opção para espantar o calor.
Uma placa foi colocada na entrada do balneário, e outra junto à casa do salva-vidas, que está desativada. Essa intervenção atende a uma solicitação do Ministério Público. Ao divulgar a ação, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura menciona a falta de tratamento de esgoto em municípios que estão no percurso do Rio Caí, da Região da Serra e do Vale do Caí.
De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde de Montenegro, Silvana Schons, os rios acabam se tornando fontes poluidoras em função de lançamento de resíduos industriais e de esgoto, entre outras. “As pessoas que se banham em águas sabidamente poluídas correm riscos, desde contrair uma gastroenterite (que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre), além de estarem sujeitas a disenteria, hepatite A, cólera e febre tifoide”, diz Silvana. Ela ainda destaca que, geralmente, crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, devem ter ainda mais cuidado.