Prédio ao lado da Câmara deve se tornar um novo espaço público de lazer

Executivo deverá ceder todo o complexo da Usina para o legislativo

O prédio localizado ao lado da Câmara de Vereadores de Montenegro será reformado e transformado em um espaço público de lazer, incluindo a instalação de banheiros públicos que poderão ser utilizados por quem frequenta a orla do Porto das Laranjeiras. Nas próximas semanas o executivo municipal deve ceder todo o complexo utilizado pela Câmara para o legislativo. Com isso, será possível realizar uma reforma do prédio com recursos da própria Câmara. A ideia é viabilizar a reforma do espaço ainda este ano.

De acordo com o vereador Juarez Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, o projeto de revitalização do prédio já existe há algum tempo, mas estava trancado devido a todo o complexo da Usina Maurício Cardoso ainda não estar em posse do Legislativo. “O primeiro passo é solicitar a cedência desse espaço para o legislativo. Esse processo já está sendo tratado juridicamente entre os dois poderes e nas próximas semanas será efetivado”, destaca Juarez.

Além de banheiros públicos, projeto também prevê a criação um espaço cultural no local

A falta de banheiros públicos para quem frequenta a nova orla é uma das reivindicações da comunidade. Segundo Juarez Silva, a instalação de sanitários no prédio já vinha sendo tratada por ele antes de chegar à presidência da Câmara. “Essa era uma reivindicação minha enxergando que é fundamental que o projeto de revitalização da orla tenha um local com banheiro público”, explica.

Assim que o processo para a cedência do prédio ao legislativo for concluído, o projeto de reforma do espaço será discutido com os demais vereadores para definir a melhor utilização. No momento existem duas possibilidades, uma delas é transformar o local em um espaço cultural, onde seria possível que as entidades culturais interessadas em utilizar o espaço pudessem fazer, através de agenda prévia, a divulgação de artistas, exposições, reuniões e eventos culturais. Outra possibilidade seria conceder o local para a iniciativa privada, que ficaria então responsável por administrar e cuidar dos banheiros de uso público. Ainda não há prazo para a conclusão da obra, mas a ideia é que seja finalizada ainda este ano.

Após reformados banheiros do local poderão
ser usados por quem frequenta a orla do Rio Caí


Cedência do prédio abre espaço para outras obras

A cedência de todo o complexo da Usina para o legislativo municipal abre espaço para a realização de outras obras e projetos no local, isso com recursos da própria Câmara e sem a necessidade de autorização do executivo. Segundo o vereador Juarez Silva um dos primeiros projetos que já estão sendo pensados é a melhoria da acessibilidade do prédio. Também existe a ideia de utilizar painéis de energia solar para reduzir o consumo de energia, além usar fonte limpa e renovável.

Últimas Notícias

Destaques