A Operação Inferno de Dante desenvolvida pela Polícia Civil para prender envolvidos no incêndio criminoso ocorrido no dia 19 de março, no Presídio Estadual de Dom Pedrito, cumpriu dois mandados de prisão dentro da Penitenciária Modulada de Montenegro nesta segunda-feira, 27. O crime relacionado a briga de facções causou a morte de um homem e deixou 42 feridos.
Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos presídios de Dom Pedrito, Bagé, Rosário do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, São Borja, São Gabriel e Montenegro. A ação combate aos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, organização criminosa, incêndio criminoso e dano ao patrimônio público.
A ação conta com o apoio do Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, totalizando cerca de 200 agentes públicos, nas cinco cidades onde a operação está em andamento.
Imagens disponibilizadas pela Polícia Civil mostram a ação dos criminosos. Dezenas de detentos amotinados invadem uma ala destinada aos presos em isolamento especial.O objetivo era o de matar dois inimigos do chefe da facção que domina o pavilhão onde ocorreu o motim. Os homens amontoaram colchões, cobertores, bancos e outros objetos e atearam fogo em frente às celas onde estavam as vítimas pretendidas, causando um grande incêndio no interior da galeria.
Confira matéria completa na edição desta terça-feira, 28.