Com protesto. Evento no dia 8 em Bom Princípio terá protesto contra proposta da Reforma da Previdência de Bolsonaro
A Regional Vale do Caí da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) promoverá um evento no dia 8 deste mês, quando celebra-se o Dia Internacional das Mulheres. A expectativa é de que 500 mulheres participem do encontro, com ônibus organizados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais saindo de diversas cidades da região. Lembrando o histórico de luta das mulheres por melhorias sociais, a atividade ocorrerá em Bom Princípio e iniciará com uma manifestação contra a proposta da Reforma da Previdência, do presidente Jair Bolsonaro. O protesto tem como principal alvo a sugestão da Reforma, de aumentar para 60 anos a idade mínima para a aposentadoria das trabalhadoras rurais. Pela regra atual, elas podem se aposentar com 55 anos.
A mobilização inicia às 8h30min, com concentração às margens da ERS-122, no quilômetro 30, no Posto Zanluchi. Uma caminhada pela rodovia será realizada às 9h30min, com bloqueio total da rodovia por determinado período. Depois, as participantes seguem até a Sociedade Bom Progresso, na comunidade de Santa Terezinha, onde ocorrerá o restante das atividades.
A partir das 11h, na sociedade, haverá a fala de autoridades, inclusive de Juliana Dullius Wingert, representante da Fetag. Ela irá falar sobre o histórico do 8 de Março, bem como a importância da mulher na construção da sociedade. Ao meio-dia será servido um almoço e as participantes poderão visitar uma feirinha de artesanato e agroindústrias locais. Uma palestra sobre ansiedade e depressão ocorre às 13h30min. Ícone no movimento sindical, Maria Helena Baumgarten será homenageada às 14h20min. Após, haverá sorteio de rifa e brindes, terapia do abraço e baile.
Em razão dessa atividade em Bom Princípio, Maratá e Brochier não promoverão nenhum outro evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Em São José do Sul, a secretaria municipal da Saúde, Saneamento e Assistência Social irá promover no dia 7, quinta-feira, um encontro especial para as mulheres do município. A atividade irá ocorrer na Sociedade Botafogo, a partir das 13h. O evento contará com uma conversa com ginecologista, falas sobre alimentação, uso de agrotóxicos e prevenção ao câncer de pele e também café e mimos. Haverá transporte, com passagem pelo trajeto tradicional.
Em Pareci Novo, a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social irá realizar no dia 14 desse mês o evento Jardim Encantado, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A atividade ocorre a partir das 14h, na Sociedade Cultural Pareci Novo, e terá como atração uma conversa sobre autoestima e saúde e diversas oficinas. Na data, haverá um ônibus passando pelas comunidades do interior.
Montenegro terá a Semana da Mulher
Para lembrar a importância do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Montenegro promoverá a Semana da Mulher Montenegrina, com a realização de diversas atividades. O evento, que acontece entre os dias 6, 7 e 8 de março, conta o apoio de entidades como ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Central Única das Favelas (Cufa), Comissão de Cidadania e Diretos Humanos e Câmara Municipal de Vereadores.
Para a coordenadora do Núcleo de Mulheres da Cufa e presidente do Comdim, Carliane Pinheiro, a Kaká, esse é um momento especial para discutir o 8 de Março como símbolo da luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pelo direito ao voto. “Aqui no município, temos a Semana da Mulher Montenegrina para dar visibilidade a um trabalho que é feito o ano todo”, afirma. Ela cita como exemplo o Núcleo de Mulheres Maria Maria, da Cufa, que atua com rodas de conversa na prevenção da violência com mulheres de periferia.
“Além disso, existem ações na proteção à mulher em situação de violência com um trabalho focado no acolhimento e fortalecimento de mulheres do campo e da cidade, onde realizamos reuniões, palestras, fórum, eventos informativos, entre outro”, destaca Kaká. Durante a semana, o principal objetivo é dar voz às mulheres, falar das desigualdades, das violências e do machismo que mata todos os dias, segundo a presidente do Comdim. “Esperamos o apoio e participação de toda a comunidade montenegrina e região para que juntos possamos lutar pela vida das mulheres, ampliando as discussões e fomentando mais políticas publicas. Não queremos ser mais um número nas estatísticas. Não queremos rosas, queremos respeito!”, completa. (IR)
Confira a programação da Semana da Mulher Montenegrina
Quarta-feira 06/03
13h30min – Abertura da Semana da Mulher, na Câmara de Vereadores
14h – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na Câmara de Vereadores
Quinta-feira – 07/03
9h30min – Oficina “Superação da Violência”, organizado pelo COMDIM e CUFA, na Casa Elis Regina (RECREO)
14h – Mesa sobre feminicídio, com a delegada Cleusa Spinato (DEAM), Carliane Pinheiro (COMDIM), psicóloga Rosinéia Luiza Gass (CRAS) e o psicólogo Guilherme Bulcão (CREAS), na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)
Sexta-feira – 08/03
9h – Atividade motivacional sobre a autoestima da mulher, com Carolina Valadar Becker, na Estação da Cultura, no Espaço Braskem
14h – Círculo da Paz da Justiça Restaurativa para Prevenção da Violência Contra a Mulher, organizado pelo Núcleo de Mulheres Maria Maria, na Associação Comunitária da Vila Esperança.
15h30min – Encerramento da Semana da Mulher, na Associação Comunitária da Vila Esperança