Momento da calma traz bons resulados na EMEF do Bairro São Paulo

Atividade para desacelerar a criançada acontece depois do recreio

A volta do recreio é um desafio para os professores em quase todas as instituições de ensino. Os alunos chegam na sala de aula ainda com a energia das brincadeiras e atividades realizadas no intervalo. Foi pensando nisso que a EMEF do Bairro São Paulo passou a realizar o momento da calma. “É um momento de parar, refletir e acalmar o corpo para voltar para a aula. Antigamente, a gente dizia que depois do recreio ninguém mais conseguia dar aula. Agora não, a gente consegue dar continuidade naquilo que começou antes do recreio”, destaca a diretora Camila Mariel Gomes Woichinski.

Alunos se reúnem no pátio da escola

A atividade acontece no pátio da escola com sons da natureza ou músicas calmas, somente com melodias. “Os alunos já estão acostumados com essa rotina, que começou no início do ano, porque realmente eles acalmam e voltam para a sala tranquilos”, pontua a diretora. Conforme Camila, o resultado está sendo muito positivo e aprovado pelos professores, alunos e famílias.
Estudante do 5º ano, Gabriele Barbiere da Silva, 10, destaca que o momento da calma é uma das atividades preferidas na escola. “Acho ótimo, da uma acalmada muito grande. A gente tem mais concentração, porque antes era sempre uma gritaria e a professora sempre tinha que lembrar que o recreio tinha acabado”, afirma. Gabriele diz que espera que a atividade continue sendo realizada também no próximo semestre.

O resultado também é comemorado pelos educadores. Clarice Rambor, 41, é professora do 2º ano no turno da manhã e ministra hora atividade à tarde. Ela conta que os alunos costumavam voltar do recreio sempre muito agitados, situação que mudou significativamente. “Isso está ajudando bastante os alunos no foco. Essa tranquilidade acaba indo junto para a sala de aula no retorno do recreio e a gente consegue dar continuidade nas atividades que estavam sendo desenvolvidas”, enfatiza.
A professora destaca que os pequenos estão vivendo em um mundo cada vez mais tecnológico e rápido, por isso é importante ter um momento de concentração e foco. “Dessa forma eles estão trabalhando o interno deles também para voltar para a sala de maneira mais concentrada, então vem dando bastante resultado”, completa Clarice.

Últimas Notícias

Destaques