Mais de 1.000 estudantes conhecem a Educação Financeira

Um encontro entre estudantes e profissionais de educação aconteceu em outubro, durante a V Conferência Regional de Educação Financeira, iniciativa da cooperativa de crédito Sicredi Ouro Branco. O município de Teutônia sediou o evento no dia 24, reunindo quase 500 representantes de oito municípios do Vale do Taquari: Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí, Taquari, Triunfo e Westfália. Já no dia 25 o encontro ocorreu em Montenegro, com mais de 600 pessoas do município anfitrião e mais seis vizinhos: Brochier, Harmonia, Maratá, Pareci Novo, Triunfo e São José do Sul.

Enquanto centenas de jovens reuniam-se para mais uma manhã de aprendizados, fotografias estampavam os telões; além de desenhos e frases que etratavam ‘cooperação e esperança’. Cores e formas, expostas às comunidades, materializavam, através da arte, o comprometimento com os sonhos. As pinturas em painéis desenvolvidas pelos estudantes dos 9º Anos transformaram ambientes escolares e disseminaram conhecimentos sobre educação financeira, abordados ao longo do ano no “Programa Cooperação na Ponta do Lápis”.

Os aprendizados puderam ser compartilhados através de bate-papos, um Talk Show e de um espetáculo teatral, ao longo de dois dias de Conferência. O tema abordado no evento “O impacto do aprendizado na vida do estudante” oportunizou reflexões baseadas em cada uma das etapas do ‘Método COOPS: Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar’.

Conhecimentos evidenciados através da peça teatral “Os sonhos são possíveis” que retratou, com bom humor, a história de uma família que vivia desafios financeiros. Ao compartilharem questões do cotidiano, os artistas envolveram o público que reconheceu situações problemas e acima disso, experimentou uma nova oportunidade de análise dos comportamentos relacionados à vida financeira, de acordo com as particularidades de cada família, mas com uma premissa “a melhor hora de começar é agora”.

Peça teatral abordou com bom humor cada uma das etapas do Método COOPS

A conferência também oportunizou o desenvolvimento do protagonismo entre os jovens participantes do programa. A partir do talk show, representantes de cada um dos municípios compartilharam vivências e experiências possíveis a partir do aprendizado do método. Conduzidos pela assessora pedagógica Elisabete Penz Beuren, mais conhecida como Profe Betinha, e por Franciele Lucca De Lazari, coordenadora do Na Ponta do Lápis, os jovens foram convidados a responderem perguntas como “de que forma é possível construir uma sociedade mais próspera?”.

Presidente do Ouro Branco exalta sucesso
O presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel, expôs alegria pela transformação que o programa proporciona. “Com essa mobilização conseguimos, na prática, desenvolver os princípios do cooperativismo, principalmente o quinto, educação, formação e informação; e o sétimo interesse pela comunidade”, comentou. Segundo ele, o programa tem o propósito de incentivar a cooperação para uma vida financeira sustentável, sendo que quanto antes se começa a falar com as pessoas sobre isso, melhor será o resultado. ”, comentou.

Nos dois dias de conferência o turno da tarde foi dedicado exclusivamente aos profissionais de educação envolvidos com o programa. Ao todo, 92 pessoas, entre secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, integrantes das equipes diretivas e professores mediadores, vivenciaram um momento de apreciação do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e alinharam, com auxílio da equipe da Cooperativa, os passos a serem desenvolvidos no próximo ano.

Programa Cooperação na Ponta do Lápis
O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é desenvolvido em 14 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG no Rio Grande do Sul. São 28 escolas dos Vales do Taquari e Caí e 58 turmas sensibilizadas pelo Método COOPS – método de ensino sobre Educação Financeira do Sicredi. Durante o ano de 2023 o programa impactou diretamente mais de 1.800 pessoas, entre estudantes e professores. Ao longo dos cinco anos de história, 85 turmas já vivenciaram o programa e mais de 53 mil  foram impactadas.

Últimas Notícias

Destaques