A recordação da noite de martírio de Jesus Cristo é a mais emocionante para os Cristãos, que saem em procissões luminosas e revivem as quatorze estações da Paixão. Em cada uma, elevam seus pensamentos ao exemplo deixado pelo Filho de Deus. A Paróquia São João Batista pretendia realizar a Caminhada Luminosa pro ruas do Centro de Montenegro, parando para orar em pontos como o Hospital Montenegro, asilos e escolas.
Mas a chuva forte que chegou ao Vale do Caí no final da tarde deste dia 29 alterou os planos da Comunidade. Sempre com suas velas acessas, realizaram então um momento Litúrgico dentro da Catedral, com orações, música e reflexões. O tema deste ano da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e amizade social”, e o lema “Vocês são todos irmãos e irmãs”, norteou a homília.
Por fim, uma emoção autêntica tomou conta da Igrej,a quando no altar foi encenado o momento em que a Virgem Maria recebe da Cruz o seu Filho Morto. A imagem que habita o imaginário coletivo é a escultura Pietà, feita pelo renascentista Michelangelo (entre os anos de 1498 e 1499).

Quem também planejou uma Caminhada Luminosa foi a Comunidade da Capela São José do Maratá, em São José do Sul. No entanto, a chuva deu trégua e o fiéis puderam sair pontualmente as 20h30min. Esta celebração percorre 10 km (ida e volta) pela “Estrada da Igreja” até a Igreja de Coqueiral, também fazendo as 14 paradas para refletir e rezar em honra ao Senhor. No retorno à Capela foi apresentada a cena da Crusificação de Jesus.