Lavanderia Ondazul: sustentabilidade em foco

Há 26 anos oferecendo um serviço de excelência em Montenegro, a Lavanderia Ondazul entrega muito mais do que qualidade no ramo. Ademir Antônio Penz, proprietário da empresa, afirma que a lavanderia tem compromisso com o meio ambiente e busca estar em constante evolução quando se trata de sustentabilidade. A empresa conta, primeiramente, com a Estação de Tratamento de Água. Penz pontua que neste sistema, toda a água é reutilizada, enquanto a água que não é aproveitada no processo de lavagem no mesmo dia é descartada já limpa. O objetivo é tratar com consciência a matéria prima da empresa, que é a água. “Usamos, tratamos e quando precisamos descartar, já descartamos limpa para o lençol freático”, acrescenta Penz.

A lavanderia também faz a utilização da água da chuva para seu trabalho. Penz conta que o sistema já está implementado na empresa há quase 20 anos, mas este momento têm sido muito benéfico devido ao grande volume de chuva na região nos últimos meses. O local também tem um sistema de aquecimento da água que funciona através do sol. “Não utilizamos nada de gás, lenha e nenhuma matriz energética que possa contaminar o meio ambiente”, explica o proprietário. Além disso, a empresa também gera sua própria energia com a utilização de 32 placas solares. Ademir destaca que as placas, além de terem gerado grande economia financeira para o estabelecimento, trazem um retorno visível que é compensador.

Cortinas d’água retêm a fuligem dos secadores para não ser liberada no ar

E não para por aí. A lavanderia também conta com a captação de fuligem através de três cortinas d’água que ficam junto aos secadores. “Como eles geram a fuligem por fibrilação do tecido, quando o exaustor do secador vai para a rua, não vai para o ar. Ao invés de subir, desce e vai para a cortina d’água que capta toda a fuligem”, detalha. Outro ponto interessante é que o lodo vai para uma cisterna de acúmulo e após é enviado para a Ecocitrus, onde se transforma em adubo. Se trata de um circuito fechado da empresa no cuidado ambiental.

Ainda pensando no meio ambiente, a empresa tem a coleta de óleo de cozinha e pilhas, que podem ser descartados por clientes ou não. A própria lavanderia dá a destinação correta dos itens. Penz afirma que a preocupação com o meio ambiente é uma filosofia de vida principalmente pessoal. “Nos primeiros dez anos, no outro prédio, não tínhamos condições de fazer o tratamento da água e eu me sentia incomodado com isso. Surgiu a oportunidade, por volta de 2011. A Estação de Tratamento está beneficiando a sociedade todo este tempo. A gente se instala, visa lucro, mas tu junta mão de obra, capital e meio ambiente para fazer a coisa rodar. Essa consciência é fundamental. Não somos uma empresa que veio para sugar os elementos do meio ambiente, e sim tornar o planeta amigável”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques