A ex-vereadora Josi Paz tomou posse na manhã de ontem, terça-feira, 11, como nova secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. Ela substitui Everton Baum, que ficou cinco meses no cargo.
A posse ocorreu na própria sede da Secretaria, com a presença do prefeito Gustavo Zanatta, vice-prefeito Cristiano Braatz, secretários municipais e equipe da pasta. Em seu discurso, Josi disse que assumiu o novo desafio com imensa alegria, agradecendo ao convite do prefeito. Lembrou que já tinha sido secretária de habitação em 2016, além de ocupar outros cargos na administração municipal. Professora formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades, atuou como agente comunitária, conselheira tutelar, diretora de assistência social e cidadania, delegada regional do trabalho e desenvolvimento social, além de coordenadora de programas da Secretaria Estadual da Agricultura. Com 43 anos de idade, está filiada ao PSB há doze anos, tendo sido também vereadora e concorreu a vice-prefeita, deputada estadual e vice-governadora.
Entre seus objetivos, Josi diz que vai buscar a solução para os problemas do munícipes, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade, através de políticas públicas para alimentação, emprego, habitação e outras demandas. Logo após a posse, ela participou de uma reunião, em que cada setor apresentou um diagnóstico da realidade. “Vamos mapear para ver se todas as famílias que precisam de ajuda estão recebendo”, declarou.
O prefeito Gustavo Zanatta ressaltou a importância da secretaria, principalmente no que aconteceu durante a pandemia e, mais recentemente, no atendimento das famílias atingidas pela enchente. Sobre o convite para Josi, disse que já tinha sido feito há mais de cinco meses, salientando a sua capacidade, conhecimento e trabalho realizado pelo município. Sobre a possibilidade de mais mudanças no secretariado, disse que é comum e que podem ocorrer. Lembrou que foi criada uma secretaria nova, de Desporto, Cultura e Turismo, que ainda não tem secretário. E que já pediu ao vice-prefeito para atuar mais diretamente ao seu lado, devido às várias demandas, podendo então Cristiano deixar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), que deverá ter então outro titular.