Jornalismo transformador

A nossa Carta Constitucional, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, em seu art. 5º, inciso IX, assegurou a liberdade de imprensa, ao preconizar ser “livre a expressão dos meios de comunicações, independente de censura ou licença”. Ademais, em seu art. 220, a Constituição Federal define que “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”. É vedada, ainda, toda e qualquer forma de censura (art. 220, § 2º, CF). Nela, o cidadão tem acesso a diversas fontes de dados, sem interferência do Estado. Trata-se, sem dúvida alguma, de um direito que permite diversas mudanças, mormente políticas e sociais, auxiliando sobremaneira as comunidades locais, como, por exemplo: na divulgação de eventos culturais e esportivos, na fiscalização do Poder Público, no acompanhamento do serviço das forças de segurança, entre outros.

Feitas essas considerações inicias, ao escrever sobre o aniversário de 40 anos do nosso estimado jornal Ibiá, quero dizer, em nome da Polícia Civil do Vale do Caí, que estamos diante de um periódico que realmente segue as premissas supracitadas.

No caso específico da segurança pública, sempre informou e esclareceu, de maneira responsável e isenta, as ações policiais desencadeadas. Além disso, também auxilia na divulgação dos projetos, do planejamento e das necessidades humanas e materiais.

Para exemplificar, cito dois casos emblemáticos: o primeiro deles, no ano de 2011, quando a DP de Montenegro desencadeou a Operação “Conexão RS”, que tinha por objetivo desbaratar uma quadrilha de fraudadores que estavam ludibriando as pessoas, “vendendo” carros adulterados aqui na nossa região, advindos de São Paulo. Em função da grande cobertura realizada, conseguimos, além de prender os criminosos, identificar e recuperar mais de trinta veículos que estavam rodando irregularmente;

O segundo, já no ano passado, também tivemos uma ampla divulgação do projeto de reestruturação física da Polícia Civil, que recebeu o antigo prédio do IPERGS, situado na área central da cidade de Montenegro. Depois da publicação da matéria, recebemos o contato de diversas pessoas, que queriam saber detalhes do projeto. Como consequência, tivemos um incremento no número de doações, via CONSEPRO Montenegro, de diversas entidades (privadas e públicas), culminando com o repasse, no final do ano, da importância de R$ 450.000,00, oriundos Câmara de Vereadores, dinheiro este que será de suma importância para a conclusão das reformas nos dois prédios da Polícia Civil.

Sendo assim, parabenizo o Jornal Ibiá pelo aniversário de 40 anos, desejando-lhe muito sucesso! E que continue, por muitos e muitos anos, trilhando esse caminho do jornalismo transformador.

Últimas Notícias

Destaques