Cantegril. Em jogo truncado na tarde de sábado, equipe superou a multicampeã Brenner na final da Série A
A fase boa é do Medonhos no Cantegril. Em seu terceiro semestre no clube, a equipe formada por irmãos e primos conquistou o título inédito da primeira divisão do campeonato de futebol sete ao bater a multicampeã Brenner/Nonnemacher/Maratá (Fase Boa) por 2 a 1 na decisão do último sábado. Os gols da equipe campeã foram marcados pelos irmãos Rafael Nunes Sarmento e Marcelo Nunes Sarmento.

As duas equipes chegaram à final com campanhas idênticas. Se o Fase Boa apostava no ataque, o mais efetivo da Série A, o Medonhos tinha como trunfo a defesa, uma das mais eficientes da competição. Os primeiros minutos da decisão foram de muito estudo e respeito das duas equipes. O Fase Boa tinha a bola e tentava furar o sistema defensivo adversário com passes rápidos, enquanto que o Medonhos se fechava na defesa e tentava aproveitar as brechas do rival nos contra-ataques.
Aos seis minutos, o ala-esquerdo Marcelo Nunes Sarmento finalizou de longe, a bola bateu na trave e tocou nas costas do goleiro da Brenner, mas não entrou. A primeira chance do Fase Boa foi aos oito, em falta frontal. No lance, Douglas Borges recebeu o primeiro cartão da final ao derrubar Geison Fernando dos Santos, o Amarelo. Na cobrança, a bola explodiu na barreira.

O cronômetro marcava 12 minutos quando Júnior da Rosa, o Joia, perdeu a bola no campo de ataque e possibilitou novo contra-ataque do Medonhos. Na primeira finalização, o goleiro Ezequiel Alves salvou a Brenner, mas na sequência do lance, o capitão Rafael Nunes Sarmento recebeu na frente de Ezequiel e chutou cruzado para abrir o placar para o Medonhos.
A tática do Fase Boa tinha como protagonista o centroavante Lucas Fritzen, mas o pivô do atacante vinha sendo bem controlado pela defesa adversária. Após o gol, Lucas deu lugar ao experiente Fabiano Maffacioli. A mudança surtiu efeito aos 18 minutos, quando Amarelo tabelou com Fabiano, saiu na frente do goleiro Magno Mello, o Mag, e bateu firme para empatar a decisão.
As duas equipes foram para o intervalo em igualdade, assim como foi o outro encontro na fase classificatória (4 a 4) e como mostrava a campanha de ambos até a decisão. Isso mudou aos quatro minutos da etapa final, quando Mag fez grande defesa em finalização de Amarelo e armou contra-ataque para o ala Marcelo, que fez boa jogada individual antes de bater no canto direito e colocar o Medonhos novamente na frente.
Depois do gol, a partida virou ataque contra defesa. Em busca do seu décimo título no Cantegril, a Brenner se jogou para o ataque em busca do empate, que levaria a decisão para os pênaltis. No entanto, o Medonhos se defendeu bem, impediu todas as investidas do adversário e segurou a bola no campo de ataque para conquistar seu título inédito na primeira divisão.
Após o jogo, a arbitragem teve que conter os ânimos do atacante Lucas Fritzen, que já havia discutido com atletas do Medonhos durante a partida e partiu para cima dos adversários depois do apito final. Com a confusão rapidamente controlada, o Medonhos comemorou muito sua conquista. “Queríamos muito esse título. Nosso grupo é bem família, formado por irmãos, primos e amigos próximos. Foi a união que fez nosso time ser campeão”, enalteceu o goleiro Mag.
Um dos destaques da equipe no torneio, o camisa 12 exalta o crescimento do Medonhos durante a competição e acredita que o título foi merecido. “Conforme foi decorrendo o campeonato, adquirimos mais vontade e confiança. O título foi merecido, perdemos apenas um jogo no torneio e quando estávamos com um a menos. Mas, se o Fase Boa ganhasse, também seria merecido”, completa.

Nos pênaltis, Paraguayos conquista a Série B
Além da decisão da primeira divisão, o sábado também teve outras quatro finais. No máster e no sênior, o DMF/Arena Ball/Ricardinho Automóveis ficou com o título. Na Recopa, o Cramulhão/BellaCasa/Academia Titanium levou a melhor sobre o Bloco Yes/All Night e levantou a taça. E na Série B, no segundo jogo mais esperado da tarde, o Amigos Paraguayos superou o Jamaicanos nos pênaltis. As duas equipes vão disputar a Série A no próximo semestre.