No primeiro momento, cinco localidades devem receber iniciativa do Executivo Municipal
Fortalecimento e empoderamento são dois dos objetivos da ação “Integração Comunitária e Social” em Montenegro. O projeto, promovido pela Prefeitura de Montenegro por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), teve início na Associação da Vila Esperança, no bairro Senai, e nessa sexta-feira, 25, passou pelo bairro Estação, na Emef Ana Beatriz Lemos. Glacis Pereira Duarte, 55, esteve na roda de conversa e elogia a equipe pela grande troca de conhecimentos que ocorreu durante a oportunidade. O que mais lhe chamou atenção foi o tema empregos.
“Foi muito importante, uma beleza. Agora eu voltei a estudar nessa escola para poder achar um emprego. Já trabalhei muito na vida, mas agora eu entrego um monte de currículo e ninguém aceita. Deve ser porque sou analfabeta”, relata Glacis, que cursa o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Dentre os benefícios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), destacados pela equipe da SMHAD, está o auxílio para criação de currículos. “Isso é mesmo muito bom. Vou ir lá para elas me ajudarem, porque eu quero um emprego que eu não precise parar de estudar. Quero um serviço para ter uma rendinha a mais para dar as coisas para a minha filha de 12 anos”, conclui.

Kauana Wilbert, 24, também acompanhou o círculo e afirma que a ação é essencial. “Ter essa atividade aqui no bairro é muito bom. Conhecemos o Cras por ser o lugar onde pega rancho, mas a gente não sabia dos outros benefícios, então a equipe nos explicou tudo”, ressalta. Para ela, a fala sobre a força da mulher também é imprescindível. “A gente já está em um grupo de fortalecimento, então é ótimo, estou sempre aberta a novos projetos”, finaliza.
Nessa iniciativa, o poder público tem o objetivo de promover rodas de conversa e palestras relacionadas ao empoderamento e inserção das comunidades, que se encontram economicamente vulneráveis. De acordo com o secretário da SMHAD, Luís Fernando Ferreira, o projeto visa viabilizar o fortalecimento e a autoestima do público alvo, principalmente as famílias e jovens usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos sempre buscando a preparação para o mercado de trabalho”, enfatiza. As ações também contam com orientações sobre os serviços socioassistenciais disponíveis no município.
A diretora de Assistência Social, Carliane Pinheiro, salienta que a ideia é estimular essas pessoas das comunidades vulneráveis para que busquem possíveis mudanças no contexto social. “A gente sabe que estamos em um momento com problema enorme na economia, então são muitas pessoas desempregadas e famílias em situação de vulnerabilidade. (O projeto) tem o objetivo de garantir e fazer a inserção dessas comunidades nesses serviços socioassistênciais do município, com a viabilidade de fortalecimento e autonomia dessas famílias”, diz. A equipe ainda está definindo datas, horários e locais por onde o projeto irá passar, mas Carliane adianta que a próxima localidade será o bairro Cinco de Maio, onde o encontro deve ocorrer no ginásio.