SINISTRO ocorreu no final da tarde dessa quarta-feira e destruiu a residência onde a vítima morava.
Um incêndio de graves proporções tomou conta de uma residência localizada na rua Ricardo Carlos Lerch, no bairro Olaria, na antiga Ponte Seca, perto do Campo da Brigada Militar, em Montenegro. João Carlos Neis, de 63 anos, morador da casa, foi encontrado morto pelos bombeiros no banheiro. Conforme populares, não havia mais ninguém no local na hora do sinistro.

Segundo Luciane Machado, de 30 anos, vizinha da casa incendiada, no local moravam João e a companheira dele, identificada como Maria Joaquina Machado. A mulher estava trabalhando quando sua casa pegou fogo. Ao retornar para seu endereço, Maria precisou ser amparada por vizinhos, em meio ao desespero de ter perdido o marido e o imóvel de sua propriedade. Conforme a vizinha, o incêndio teria começado por volta de 17h10min dessa quarta-feira, 5, e teria sido provocado pelo próprio morador. O homem é alcoólatra e, há várias semanas, ameaçava colocar fogo na casa. Inclusive, no dia do ocorrido pela manhã, ele anunciou na vizinhança que provocaria o sinistro.
Ele estava alcoolizado desde cedo e já tentou se matar uma vez, mas foi salvo pelos vizinhos. Na noite anterior ao incêndio, João teria discutido com a esposa e quebrado vários objetos. A vizinha, que está grávida de sete meses, conseguiu retirar seus móveis da casa, por medo que o fogo chegasse até o local. “Foi um susto enorme”, diz Luciane.

Vizinhos tentaram auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros e apagar as chamas, para isso utilizaram escadas para subir no telhado e mangueiras. A Brigada Militar isolou o local para melhor acesso das unidades dos bombeiros e Samu. Dois caminhões foram utilizados para controlar o fogo. A ação cuidadosa dos bombeiros evitou que as chamas se espalhassem para demais imóveis da rua. O local ficou isolado até a chegada da perícia.