Está preparando a ceia? Veja dicas para economizar gás

O gás de cozinha tem pesado no orçamento das famílias. No dia a dia ele é essencial e, em épocas de festa também. Hoje, 31 de dezembro, muitas famílias passam o dia preparando a ceia do Réveillon, com preparações requintadas, que utilizam muitos bicos do fogão e o forno. Isso faz com que o botijão dure um pouquinho menos. Por isso, veja algumas dicas para economizar.

– Fique atento às quantidades: o peso do alimento impacta no tempo de preparo, portanto seja preciso quanto ao número de pessoas que participarão da ceia. Desperdiçar alimentos e gás não é sinônimo de fartura.

– Use panelas proporcionais à boca do fogão: o uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

– Use o vapor: enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.

– Atenção com as chamas: se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente, o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

– Use a tampa da panela: o preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja concluído com o fogo desligado ao usar a tampa.

– Desapegue: panelas com fundos tortos e gastos ajudam a desperdiçar gás e, por isso, vale a pena investir em trocá-las. Dê preferência às panelas de materiais como inox de fundo triplo, elas distribuem e mantém o calor por mais tempo. Isso acelera o tempo de cozimento.

– Forno cheio: abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

– Use a panela de pressão: se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

– Corte em pedaços menores: alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.

 

 

Últimas Notícias

Destaques