“Kombi da Cultura” estará em Maratá, Brochier e São José do Sul
Lançado na última quinta-feira, dia 7, em Poço das Antas, o projeto Kombi da Cultura busca regatar a criatividade e a alegria de sonhar das crianças e adolescentes da região através da criatividade com o espetáculo “O desafio fantástico do mago das letras”. Através dele, os participantes poderão realizar a troca de livros usados por novos, exceto livros didáticos e gibis.
Além de Poço das Antes, onde o projeto teve sua primeira apresentação, a Kombi da Cultura terá apresentações em quatro cidades durante o mês de outubro. Dia 11 o espetáculo chega a Maratá. Brochier recebe o projeto cultural dia 14. Dia 19 é a vez de São José do Sul receber a Kombi da Cultura. Em 22 de outubro acontece a apresentação em Salvador do Sul. As apresentações são direcionadas para alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Na primeira apresentação, foram reunidas 250 crianças e adolescentes no ginásio municipal local. Todas elas trocaram livros usados por novos, sendo 200 livros doados pelo projeto e 50 pela Prefeitura. A apresentação conta, ainda, com truques de mágica, imaginação e literatura com um mago que canta, toca gaita e gosta das mesmas tecnologias que as crianças.
O projeto foi idealizado pelo artista e produtor cultural Marcos Cardoso, em parceria com Marcelo Brentano, e tornou-se realidade através de financiamento da empresa Bondmann Química, que financiou o projeto através do Pró-Cultura RS, a Lei de Incentivo à Cultura da secretaria estadual da Cultura do Rio Grande do Sul. “Arte é algo que não se faz sozinho. Sempre precisamos de amigos, de colegas, de parceiros que abraçam o sonho junto conosco”, destacou Marcos na cerimônia de abertura do projeto.
“A proposta é inovadora porque ela busca trabalhar com a imaginação e literatura através de uma Kombi que chega ao espaço, abre suas portas e se transforma na casa do mago”, reforçou o produtor cultural. Marcos destacou que esse mago interage com o público e, ao final de apresentação, promove a troca de um livro velho por um novo. “(O livro) é o portal mágico que nos leva para o mundo da imaginação”, salientou.
Marcelo Brentano, também produtor do evento, destacou os cuidados com a saúde do público durante o espetáculo em momento de pandemia. “Fizemos questão de retornar com a cultura no interior do Estado seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Temos uma equipe exclusiva para orientação do uso de máscara e para a higienização das mãos pés”, destacou.
“Fiz questão que esse projeto fosse inaugurado aqui na minha terra, onde nasci e me criei. Estou muito feliz por poder proporcionar esse espetáculo aos futuros jovens talentos das comunidades”, destacou o empresário Ernani Inácio Follmann, proprietário da Bondmann Química e patrocinador da Kombi da Cultura. A prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, é considerada a madrinha do projeto pela organização dos encontros e aproximação dos produtores culturais com o patrocinador. “É muito gratificante poder retomar a cultura e reforçar a importância da leitura e da fantasia na vida das crianças”, afirmou a prefeita sobre o início do projeto.