A próxima segunda-feira, 21, será de retorno das aulas para alunos do Colégio Sinodal Progresso. Conforme o diretor da instituição, Lorio José Schrammel, o Sinodal irá adotar aulas presenciais em todas as turmas, da Educação Infantil aos cursos Técnicos. A decisão foi tomada seguindo as orientações do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe).
“Se tiver algum aluno que precisa de atendimento domiciliar, será atendido. A escola vai seguir com as normas já estabelecidas, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento”, destaca o diretor. Lorio destaca ainda que a instituição irá seguir as orientações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde e Educação (COE) municipal, pois ele também é um referencial que precisa ser ouvido e seguido.
O Instituto de Educação São José também retoma o ano letivo na próxima segunda-feira, 21. A diretora da instituição, Maria Helena Luft, afirma que a volta dos alunos será 100% presencial, seguindo os protocolos de saúde. “Vamos adotar o escalonamento dos alunos na entrada, para evitar aglomerações.
Também vamos seguir os protocolos de uso de máscara a partir dos três anos, o álcool em gel em todas as salas e os tapetes sanitizantes”, destaca a diretora.
Já a escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro retomou as aulas no último dia 7 de fevereiro, também em formato presencial.
Redes estadual e municipal também voltam no dia 21
As instituições de ensino das redes municipal de Montenegro e estadual também iniciam o ano letivo no próximo dia 21 de fevereiro. Na rede municipal de ensino de Montenegro são mais de 6 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Vale ressaltar que apesar do ano letivo começar oficialmente no dia 21, as EMEIs estão recebendo alunos matriculados em 2021 desde 31 de janeiro, ficando a cargo dos pais a decisão de retomar antes da data oficial. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smec) de Montenegro, as aulas na rede municipal este ano acontecerão totalmente de forma presencial, exceto para os alunos com comorbidades, que podem optar por permanecer no ensino remoto. A avaliação da Smec é que com o avanço da vacinação contra a Covid-19, para as crianças a partir dos 5 anos, a situação da pandemia seja mais tranquila nas escolas este ano. Na rede estadual, o destaque é o retorno presencial no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, que voltará a ter aulas presenciais após o término da obra de recuperação da rede elétrica.
Municípios da região retomaram as aulas mais cedo
Na região, grande parte dos municípios decidiu retomar as aulas mais cedo. Todos de forma presencial seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19. Em Brochier, as aulas da rede municipal já foram retomadas no último dia 7, com a volta das atividades do berçário e do maternal na EMEI Sapatinho de Cristal. Nesta quarta-feira, 16, retornam as aulas das turmas do Ensino Fundamental na EMEF Leonar Ricardo Bauer e na EMEF Emílio Bauer. Nessas duas mesmas escolas serão retomadas, no dia 17, as aulas da pré-escola.

Em Maratá, a rede municipal começou a receber os alunos no dia 31 de janeiro, com a retomada dos atendimentos para crianças de 0 a 3 anos na EMEI Descobrindo a Vida. Já os estudantes matriculados na pré-escola e no Ensino Fundamental retomam as aulas no dia 21.
A volta às aulas em São José do Sul também foi no último dia 7, com crianças do berçário e maternal sendo atendidas na EMEI Laranjinha. Matriculados da pré-escola e do Ensino Fundamental voltaram às aulas em 14 de fevereiro, sendo recebidos na EMEF Professora Valéria Maria Kirch e na EMEF João Lerner.
Já em Pareci Novo, os atendimentos na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Elisa Schneiders Lutckmeier e das turmas de maternal e berçário da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Pedro Mendel foram retomados no último dia 7, de forma escalonada. As turmas de jardim A e B retornaram suas aulas juntamente com o restante dos alunos matriculados no Ensino Fundamental.