A equipe de robótica Apollo #26059, do Colégio AJ Renner, de Montenegro, conquistou a segunda colocação entre as equipes do Rio Grande do Sul no 7º Festival SESI de Educação, em Brasília, ficando atrás apenas do Under Control, do Colégio Pio XII, de Novo Hamburgo. No ranking geral, que conta com a participação de 60 equipes, Apollo alcançou a 33ª posição. O evento, que teve como tema os oceanos, é a maior competição de robótica do Brasil e aconteceu entre os dias 12 e 15, na Capital Federal.
Ao todo, seis equipes gaúchas participaram do torneio. Para o professor Cristian Stahl, o desempenho da Apollo foi notável, superando adversários que se destacaram na fase regional. O resultado ganha ainda mais relevância por se tratar da primeira participação da equipe em um torneio nacional. A classificação para o evento foi garantida apenas duas semanas antes de seu início.
Apesar do bom desempenho, a equipe lamenta falta de apoio do poder público municipal. “Levamos o nome da cidade aos olhos do Brasil e de outros países participantes, mas nos foi negada qualquer forma de apoio financeiro”, afirmou Cristian.
A diretora do colégio, Patrícia Renner, tentou obter apoio, seguindo orientações recebidas durante uma reunião com o então prefeito em exercício. Segundo ela, foi informado que, como a solicitação foi feita com poucos dias de antecedência, uma justificativa poderia permitir a liberação do recurso. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação e a Procuradoria Geral do Município afirmam que o pedido foi negado porque não cumpriu o prazo mínimo de 50 dias, exigido pela Lei Municipal 7.164, de 23 de fevereiro de 2024.
O Festival Sesi de Educação reúne estudantes de todo o Brasil para enfrentar desafios técnicos e estratégicos na área de robótica, promovendo aprendizado e colaboração entre os participantes. Para a comunidade escolar, o esforço e a dedicação dos alunos são motivo de orgulho. “É maravilhoso ver esse comprometimento em buscar a excelência na escola. Trabalhar em conjunto para melhorar o ambiente educacional é um objetivo nobre e inspirador. Essa união certamente trará grandes resultados”, destacou a diretora do colégio.