O domingo, 6, está sendo movimentado em Santos Reis, interior de Montenegro, onde acontece a tradicional Kerbfest, organizada pela Sociedade da localidade. O evento iniciou às 10h, com a realização de missa e culto na igreja. Após, conduzidos pela bandinha alemã Quebra Galho e pelos três reis magos, os presentes foram até o ginásio, onde ocorre a festa.
No local, foi servido almoço com churrasco, galeto (ao todo, são mais de 800 quilos de carne), galinhada e saladas diversas. A reportagem do Jornal Ibiá experimentou e aprovou o delicioso cardápio. Também não faltam chope, cerveja e animação no baile.
Mais de 50 pessoas participaram da organização do encontro e a expectativa era vender em 800 e 1000 almoços. À tarde, quem embala a confraternização é a banda Os Montanaris, seguida pela Champion. A festança vai até às 20h.
A KerbFest ocorre há cerca de 100 anos. Há 25, uma nova tradição nasceu, com a data do baile fixada em 6 de janeiro, independentemente do dia da semana em que ela caia.
O Dia de Reis marca, segundo a tradição religiosa, o momento em que os três reis magos chegaram ao local do nascimento de Jesus. É em função deles o nome da localidade. “O Dia de Reis encerra o período do Natal e representa todos os chamados povos do Oriente que existiam na época de Jesus”, lembra o padre Diego Knecht, pároco da Catedral São João Batista.
O presidente da Sociedade de Santos Reis, Rafael Griebeler, 41 anos, ressalta a importância da Kerbfest e do trabalho realizado pela instituição. “Tem muita gente envolvida, vai passando de geração para geração. É algo que levamos para o resto da vida. Estamos nos esforçando ao máximo para manter isso para as nossas crianças”, comenta.
O agricultor Francisco Lorentz, 56 anos, integra a organização da festa há mais de 30 anos. O bisavô dele, Jorge Hartmann, inclusive, doou o terreno para a construção do primeiro salão da Sociedade, que foi presidida por “Chico”, como é conhecido, de 2013 a 2016. “Participo por ‘amor à camiseta’. Nós construímos a Sociedade, é a nossa casa”, afirma, orgulhoso.