A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro realizou nessa quinta-feira, 31 de outubro, uma programação especial para comemorar os 507 anos da Reforma Protestante. Esta data histórica também marca os 200 anos da presença luterana no Brasil, que teve início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em 1824. Para a Comunidade Evangélica de Montenegro, que celebra seus 160 anos de existência, a ocasião foi um momento de grande significado.
“O dia de hoje é especial, porque a gente comemora os 507 anos da Reforma Luterana e o ano se torna ainda mais especial porque a Comunidade Evangélica de Montenegro celebra seus 160 anos”, destaca o pastor Charles Werlich. A celebração inclui uma Caminhada Iluminada, um dos eventos programados ao longo do ano, que simboliza a história da comunidade e sua relevância na formação da cidade.
A caminhada teve início no Cais do Porto e seguiu por diversos pontos históricos. “Vamos ter algumas estações, simbolizando os principais momentos da história da comunidade”, explica Werlich. Os participantes puderam reviver a chegada dos imigrantes, visitando locais que foram fundamentais para o surgimento da comunidade, como a casa da família Schilling, onde ocorreram os primeiros cultos. Outras paradas destacaram a primeira escola da região e o primeiro hospital, ambos criados com o apoio da igreja.
João Marcus Von Mühlen, presidente da Comunidade, ressalta a importância da igreja no contexto montenegrino. “A Comunidade Evangélica é a primeira instituição religiosa a se reunir como igreja aqui em Montenegro, mesmo antes dos católicos”, afirma. Ele lembra que, ao longo dos anos, a igreja desempenhou um papel importante também no desenvolvimento da educação e da saúde no município, destacando a criação de instituições como o Colégio Sinodal Progresso e o Hospital HM Regional.
Uma celebração de memória e esperança
Para Von Mühlen, o papel da Igreja Luterana em Montenegro ainda é muito relevante. “Embora hoje sejamos uma comunidade menor, ela tem uma participação importante na história da cidade. A igreja trabalha a fé baseada na Bíblia, mas sempre caminhando ao lado da educação e saúde”, explica. Ao longo do ano, a comunidade realizou diversas atividades em comemoração aos 160 anos de sua fundação, com um grande evento no dia 15 de setembro.
“A celebração de hoje é mais um dia para marcar essa data importante, junto com o feriado luterano”, conclui Von Mühlen. O evento também incluiu a apresentação da Orquestra do Colégio Sinodal Progresso e uma confraternização, unindo os membros da comunidade em um momento de reflexão, gratidão e celebração da fé que moldou Montenegro ao longo dos anos.
Confira algumas fotos: