Comitiva da Chama Crioula cavalga em direção ao Caí

A comitiva da 15º Região Tradicionalista (RT) está a caminho do Vale do Caí conduzindo a Centelha da Chama Crioula. A geração e expansão do símbolo dos Festejos Farroupilhas aconteceram sexta-feira, dia 12, e sábado, 13; no município de Canguçu, terra natal do comandante Farrapo Joaquim Teixeira Nunes (distante 324 quilômetros do Vale do Caí). Ela é formada por 12 cavaleiros e oito tradicionalistas no apoio da cavalgada, que tem previsão de chegada para 30 de agosto. O município de Capela de Santana será o anfitrião da expansão regional, na manhã do dia 10 de setembro, no Parque de Eventos da cidade.

A Semana Farroupilha em Montenegro será aberta então no dia 13, 19 horas, no Parque Centenário, com recepção à Centelha e criação da Chama Crioula de Montenegro. Este dia será o único no qual os campeiros poderão entrar no espaço com cavalos, podendo pernoitar e permanecer com os animais até as 12 horas do dia 14. O acampamento será retomado neste ano, mas sem animais no Parque. E no dia 20 de Setembro acontece o Desfile Farroupilha na rua Ramiro Barcelos.

Cerca de 1,1 mil cavaleiros e cavaleiras participaram da 73ª Geração da Chama Crioula, no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. No domingo, 14, as comitivas partiram escoltando as Centelhas para as 30 Regiões Tradicionalistas. O evento de geração da Chama, na sexta-feira, 12, contou com a apresentação do espetáculo “Liberdade Pelas Asas do Gavião”, de criação e direção de Rinaldo Souto. Foi uma homenagem a Joaquim Teixeira Nunes, conhecido como coronel Gavião, líder da tropa dos Lanceiros Negros.

Últimas Notícias

Destaques