A 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) divulgou nesta segunda-feira, dia 8, a quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 que cada Município da sua área de cobertura irá receber a partir de terça-feira, dia 9. As doses, que são da CoronaVac – imunizante feito pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac –, fazem parte de um lote de 193,2 mil novas vacinas recebidas pelo Estado no domingo, dia 7. Conforme a 1ª CRS, nessa quarta remessa Montenegro deverá receber 950 doses. Brochier receberá 120; Maratá e Pareci Novo, 70; e São José do Sul, 60.
Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo ministério da Saúde, o Governo do Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde. A expectativa, com a nova remessa, é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e, ainda, atingir 78% do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses para esses trabalhadores).
Cabe às Prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar aos moradores como ocorrerá o processo em cada Município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato. A recomendação da secretaria estadual da Saúde (SES) é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata.
Diferentemente da primeira remessa de vacinas recebidas, todas as 193,2 mil doses serão repassadas e utilizadas para a primeira aplicação, sem reserva pelo Estado. “Estamos seguros de receber doses suficientes em tempo hábil para a segunda aplicação de todos que receberem a primeira”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.
A Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro segue imunizando os profissionais do setor, e aguarda a chegada de novas doses nesta terça para aumentar o ritmo. A previsão é de que, com a nova remessa, se possa concluir a imunização dos profissionais da saúde e iniciar a vacinação das pessoas com mais de 85 anos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a região vacinou 31 pessoas nessa segunda-feira. O município de Barão teve 20 profissionais da saúde imunizados, e Salvador do Sul aplicou 11 doses, também em profissionais do setor. Com isso, já são 4.529 pessoas vacinadas em todo o Vale do Caí desde o início da campanha. Ainda sem contabilizar as doses que cada município vai buscar nesta terça, a região já recebeu 7.882 imunizantes das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.