Consumidores e agricultores comemoraram reabertura do espaço
A Casa do Produtor Rural voltou a receber público no seu endereço original no dia 13 de julho, após um período improvisada no prédio ao lado, para substituição do telhado. No último sábado, 31 de julho, uma cerimônia marcou a reabertura do espaço com a presença de autoridades e do público.
A obra iniciou em abril de 2021 e custou em torno de R$ 150 mil. No local, além dos nove produtores que comercializam seus produtos, também funciona o café colonial, que se tornou referência regional.
Representando os produtores da casa, Dione Kettermann ressaltou o quanto o local é prestigiado pelos montenegrinos. “É importante retomarmos a esse espaço com essa renovação, essa era uma expectativa dos nossos consumidores”, destacou. O prefeito Gustavo Zanatta disse que outras melhorias devem ser viabilizadas em breve. “O telhado é uma parte. Queremos tornar este local ainda melhor para produtores e público”. Entre as melhorias que ainda estão por vir, Zanatta destacou a troca do piso e melhorias dos banheiros.
A Casa do Produtor Rural fica na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Otelo Rosa. O horário de funcionamento nas terças e quintas-feiras é das 16h às 20h. Nas sextas-feiras e sábados, a casa abre às 07h e fecha ao meio dia.
O evento contou a presença do deputado federal Heitor Schuch (PSB), autor da emenda parlamentar que viabilizou o novo telhado. O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Vieira da Silva, as vereadoras Camila Carolina (Republicanos) e Ana Paula Machado (PTB), além de secretários municipais. O secretário municipal do Desenvolvimento Rural Ernesto Kasper destacou a importância do local. “Queremos oferecer a melhor estrutura aos nossos produtores, nesse espaço importante que aproxima o público dos nossos agricultores”, reforçou o secretário.
Produtores e consumidores comemoram reabertura do espaço
Dona Laura Shubert é umas das produtoras mais antigas da Casa do Produtor Rural. Ela conta que desde que o espaço foi aberto trabalha no local. “Desde que foi aberto eu faço feira aqui, mas já trabalho em feira desde 1999, ainda quando era na rua”, destaca. A agricultora oferece aos consumidores hortigranjeiros em geral, além de frutas como bergamota, laranja, limão e verduras produzidas em sua propriedade na localidade de Faxinal, interior de Montenegro.

Com a volta da Casa do Produtor Rural para seu lugar original, dona Laura diz já ter notado um aumento do público. “Já deu pra notar a diferença, a gente sabia que no outro prédio foi uma mudança brusca e muitos não sabiam. Agora o público voltou, nossa qualidade fez eles voltarem e a gente agradece a todos por isso”, afirma.
A reforma do espaço animou os produtores, que aprovaram o serviço realizado. “A gente está muito contente porque é um lugar bom, que estava complicado só a questão do telhado. Nós somos privilegiados de ter um espaço assim”, ressalta dona Laura.
Vizinha da Casa do Produtor, dona Edelvira Bender, 80, vai todos os sábados ao local para realizar a compra de frutas e verduras para a semana. “Sou cliente desde que a feira era na rua, sou moradora antiga, na minha casa já moro há 50 anos e sempre comprei aqui”, conta. Dona Edelvira diz não abrir mão da qualidade dos produtos, por isso é uma frequentadora assídua do local. “Gosto muito daqui, gosto muito das mercadorias o mais natural possível, por isso compro aqui”, afirma.

Além disso, outro ponto destacado pela consumidora é o aspecto familiar do lugar, onde todos se conhecem. “Isso aqui é maravilhoso, é incrível. As pessoas todas se conhecem e isso é muito gostoso”.
A volta ao seu espaço original e a renovação do telhado também foram aprovados por dona Edelvira, que conta que no prédio provisório tinha dificuldade de acessibilidade. “Ficou melhor, o telhado mudou bastante, no prédio antigo eu não gostava, porque naquele paralelepípedo meu carinho sempre emperrava”, destaca.