SCANIA com autonomia para 30 mil litros de água reforça estrutura para atuação na região
Os Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí aproximam-se de seus 25 anos de atuação – que serão celebrados no dia 1º de maio – com uma completa estrutura de combate a incêndios, que acaba de ser reforçada por um novo caminhão. O veículo Scania modelo 112, chamado de cavalo mecânico, foi adquirido através de uma parceria dos Bombeiros Voluntários com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e com o apoio de empresários locais. O caminhão tem autonomia para, acoplado em carreta ou baú, transportar 30 mil litros de água, o suficiente para controlar um incêndio de grandes proporções.

Conforme o comandante da corporação caiense, Anderson Jociel da Rosa, o caminhão faz parte das ações de planejamento estratégico dos 25 anos dos Bombeiros Voluntários do Caí. “Nos últimos cinco anos a gente vem construindo um planejamento para chagar nesta data com a estrutura 100% pronta”, destaca o bombeiro.
Poucas corporações no Estado contam com veículo semelhante em suas frotas, afirma o comandante. A Scania atenderá a sinistros em outras cidades do Vale do Caí, ou seja, seu uso beneficiará demais comunidades além de São Sebastião. Com ele, a corporação passa a contar com cinco caminhões e um total de 17 unidades de combate a incêndios, com autonomia de 50 mil litros de água.
“Se avaliarmos a questão de combate a incêndios, podemos dizer que São Sebastião do Caí tem uma das melhores estruturas do Estado. Nós estamos falando de uma carreta com 30 mil litros, temos plataforma elevatória, mais três caminhões de combate a incêndio. Para uma cidade com 22 mil habitantes, é uma estrutura extremamente completa”, reforça o comandante Anderson.
O caminhão foi comprado no ano passado – por um valor não informado -. Desde então, passou por uma preparação especial para atender às necessidades operacionais. Nos próximos dias será concluído layuot e finalização da parte de emergência. Contudo, já está apto a ser utilizado.
O primeiro “teste” do caminhão ocorreu no dia dois de abril, no combateu a um incêndio de grandes proporções num depósito de sucatas no bairro São Martim, em São Sebastião do Caí. O combate às chamas contou com a participação de oito bombeiros voluntários, duas unidades de combate a incêndios e um autotanque. Foram utilizados mais de 40 mil litros de água. “Chegando com esse caminhão se tem uma segurança muito maior nas ações de combate a incêndios”, conclui Anderson.