Jovens gaúchos, de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever no PROA, programa de capacitação on-line gratuita com encaminhamento para o emprego em 2023. Elas devem ser feitas pelo site do Instituto. Eles serão chamados a realizar uma prova de português e matemática; e os aprovados iniciarão as aulas no dia 16 de janeiro.
Durante três meses, os estudantes cursarão uma formação básica gratuita, que inclui: aulas de autoconhecimento; planejamento de carreira; projeto profissional; raciocínio lógico e comunicação. Após essa primeira etapa, eles poderão optar por seis trilhas com capacitações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas serão 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos serão acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo.
Com duas turmas já ativas, o Rio Grande do Sul conta com 500 “Proanes”, como são chamados os jovens que participam da capacitação. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria estadual da Educação (SEDUC).
Inclusive empresas podem oferecer oportunidades aos jovens gaúchos, enviando suas vagas disponíveis ou entrando em contato pelo e-mail regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 987-411-790. Mais informações direto e presencial nas Agências FGTAS/Sine.
Sobre a instituição
O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários para impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.