Campeão brasileiro de Kettlebell, montenegrino agora quer o Mundial

Início meteórico. Luiz Henrique conquistou o título nacional em sua estreia no esporte

Você conhece o Kettlebell Sport? Muita gente não conhece o esporte, mas Montenegro tem um atleta campeão brasileiro da modalidade. Estudante de Educação Física, o montenegrino Luiz Henrique Mendes Pires conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Kettlebell em novembro, cinco meses após ter seu primeiro contato com a modalidade. A competição nacional, inclusive, foi a estreia de Luiz no esporte.

Montenegrino precisava levantar dois pesos de 16 kg (cada) na competição.

O kettlebell sport é uma modalidade de levantamento de peso repetitivo, realizado com ‘kettlebells’, em um determinado período de tempo. Luiz Henrique conheceu o esporte na metade deste ano, quando comprou – por curiosidade – um curso sobre a modalidade na internet. O curso em questão foi ministrado por Christian Thier, com quem Luiz conversou para obter mais informações sobre o esporte.

Durante o bate-papo, Christian percebeu o interesse do atleta montenegrino e sugeriu que Luiz participasse de uma competição, a fim de adquirir mais experiência acerca da modalidade. O desafio era o Brasileiro, em Porto Alegre, e o tempo de preparação era curto, cerca de dois meses e meio. Mesmo assim, Luiz topou o desafio e realizou a inscrição para o campeonato nacional, na categoria até 87 kg.

O montenegrino se inscreveu para a disputa do Biátono, modalidade que envolve dois movimentos. Porém, Luiz treinava apenas um movimento, e com um kettlebell de 14 kg (na competição, o peso era de 16 kg). “A primeira vez que peguei o kettlebell oficial mesmo foi no Campeonato Brasileiro. Tive que baixar peso e conciliar a preparação com o trabalho, estágio e o TCC. Até para pesquisar na internet é difícil de encontrar informações sobre o esporte. É uma modalidade nova, que está crescendo bastante”, declara o atleta.

Com pouco tempo para se preparar para o nacional, Luiz Henrique realizou uma preparação especial, com Guilherme Flores e Patrícia Atkinson na organização dos treinamentos, com Murilo Daudt na recuperação muscular e com o nutricionista Matheus Moraes. Rêverse, Barbearia Nei Padilha, Top Line Suplementos, Augusto Kauer da Silva e Alana Ribeiro também apoiaram o atleta.

Murilo Daudt (à esquerda) ajudou Luiz na preparação para o campeonato nacional

Guilherme e Patrícia elaboraram um ciclo de treinamentos de sete semanas para Luiz. “No início, desenvolvemos um trabalho de força para a base do treino estar sólida. Logo após, treinamos a resistência muscular, com circuitos e criando a situação que viria a acontecer no campeonato (10 minutos de Snatch, 40 minutos de descanso e mais 10 minutos de Jerk). O Luiz respondeu muito bem aos treinos, estava focado e é um atleta disciplinado, isso foi muito relevante para a sua conquista”, enfatiza Guilherme.

Os treinos eram intensos, realizados de segunda a sábado. No Brasileiro, Luiz tinha cinco adversários. Inicialmente, nem cogitava o título. “Cheguei lá para competir, nem pensava em ganhar. Os adversários já estavam um passo à frente, já competiam e treinavam com o peso certo. E quando fui campeão, os caras não aceitaram, nem subiram no pódio”, relata.

Agora, o foco do montenegrino de 25 anos está no Campeonato Gaúcho e no Campeonato do Nordeste, em 2023. Primeiro atleta do Vale do Caí a disputar – e ganhar – o Brasileiro, Luiz Henrique tem objetivos maiores, e busca apoiadores para a próxima temporada. “Com o título nacional, conquistei vaga no Sul-Americano. Nessa competição, meu objetivo é conseguir o índice para chegar ao Mundial. Essa é a grande meta”, completa.

Últimas Notícias

Destaques