Os órgãos de trânsito e parceiros que compõem a Operação Viagem Segura reuniram-se nesta semana para planejar suas ações para o próximo feriado de Corpus Christi. A ação começará à zero hora da quarta-feira, dia 14, e se estenderá até a meia-noite do domingo, dia 18.
Na ocasião, o diretor institucional do Detran/RS, Luciano Ribeiro dos Santos, frisou os resultados obtidos pela sinergia entre órgãos e entidades tão diversas, porém com o mesmo objetivo de preservar vidas. O diretor técnico da Autarquia, Mauro Delvaux, lembrou que além da linha de frente da fiscalização do Detran, nos bastidores diversas áreas do Departamento estão envolvidas.
Embora Corpus Christi esteja exatamente na média de acidentalidade fatal dos feriados – 6,6 por dia – a preocupação é com o mau tempo. Chuvas, vento e cerração são previstos para aquela semana, o que trará consequências para as vias. A fiscalização será intensificada e os parceiros estarão procurando conscientizar os motoristas sobre a necessidade de redobrar a atenção. Também será pedido que evitem viajar nos turnos da noite e da madrugada, quando acontece a maioria dos acidentes graves.
A Operação Viagem Segura é um dos principais programas de segurança no trânsito no Estado, contabilizando, desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011, mais de 4,8 milhões de veículos fiscalizados. O resultado foi a autuação de 817 mil infrações, o recolhimento de quase 79 mil veículos e 21 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 164 mil testes de etilômetro, que registraram mais de 16 mil infrações por alcoolemia.
Essa será a 75ª edição da Operação, que teve início em 2011 e congrega os esforços de Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM) e Polícia Civil para reforçar a fiscalização e promover ações de conscientização.